26 junho, 2018

SANTOS, João Antonio Correia dos - IMPRESSÕES DE UMA VIAGEM DE ESTUDO. A instrução, a vida militar e as grandes industrias na França e Alemanha. Por... Capitão de Infantaria com o curso de Estado Maior, professor assistente na Universidade de Lisboa e no Colegio Militar. Lisboa, Tipografia da Cooperativa Militar, 1914. In-4.º (23cm) de 184, [4] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo/relatório contendo as impressões colhidas pelo capitão Correia dos Santos durante a sua visita à França e Alemanha - nações à beira da guerra, e futuros contendores no conflito que eclodiria poucos meses após esta sua viagem - onde teve oportunidade de visitar, e ver de perto, a indústria bélica de ambos os países.
Livro totalmente impresso sobre papel couché, muitíssimo ilustrado ao longo do texto com quadros, tabelas e fotogravuras, algumas das quais em página inteira.
Muito valorizado pela dedicatória manuscrita do autor.
"Num país como o nosso, onde se adormeceu á sombra de uma pás estoliante, com a despreocupação completa do que se passava por esse mundo fóra em todas as grandes conquistas democráticas no prodigiôso e heróico seculo XIX, não póde passar indiferente qualquer depoimento sincéro, ácêrca da vida progressiva dos outros póvos, quando se entre numa era nova de transformação profunda na vida portuguêsa. É por isso que, após uma viagem de estudo realisada na França e Alemanha, resolvemos comunicar ao público as nossas impressões. O curto periodo que permanecêmos no estrangeiro não nos permitiu alcançar maior número de pormenores ineditos, entre nós, sôbre os assuntos que mais possam interessar a uma sociedade em perfeito estado de reconstituição e a que não deve ser indiferente a fórma como lá por fóra se tem levado a efeito a associação do trabalho, do capital e do talento e como se tem atendido ás reivindicações das classes trabalhadôras. Todavia, obtivémos algumas informações ácêrca da vida militar na França e Alemanha, sôbre o papel que a instrução desempenha nestes dois países e o desenvolvimento das grandes indústrias, que, em um periodo relativamente curto, atingiram um tão elevado grau de esplendôr."
(Excerto do prefácio)
Indice: Prefacio. De Fuentes de Oñoro a Paris. Impressões de uma visita ao Liceo Louis le Grand. Preparação para as Escolas do Estado em França. Tarifas pagas em França pelos alunos de instrução secundária. Vencimento dos professores de instrução secundária em França. Visita á Sorbonne. Vencimentos dos professores da Sorbonne. O exército francês. Recrutamento de oficiais em França. A  Escola de artelharia em Fontainebleau. Aumento dos soldos dos oficiais em França. O centro Nacional do Exército e da Armada em Paris. Os Inválidos. Algumas indústrias francêsas. O metropolitano em Paris. A fábrica de artelharia Schneider. O Hotel Popular de Paris. Impressões de Colonia. Real Ginasio de Lindental. O Instituto Superior do Comercio de Colonia. A fabrica de E. Leybold's Nachfolger. A fabrica de produtos quimicos Friedr Bayer & C.º. A Universidade de Bonn. Impressões de Berlim. O Instituto Quimico da Universidade de Berlim. O Instituto Superior de Técnico de Charlotenburgo. A fabrica Goerz. Os cursos livres na Alemanha. As fabricas Siemens Halske e Siemens Schuckerl. A provincia do Rheno e Westhphalia. A fabrica Ströhlein & C.º. A fabrica Krupp em Essen. O exército alemão. Recrutamento dos oficiais alemães. Os casinos e os soldos dos oficiais na Alemanha. A Escola de Guerra de Potsdam. A Escola Superior Técnica de oficiais em Berlim. A questão dos cereais na França e na Alemanha. Conclusões.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Apresenta falhas de papel na lombada.
Raro e muito interessante.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário