07 junho, 2018

DIAS, António - VISTA BELA. Ensaio monográfico das Terras de Seia. Freguesia do Sabugueiro. Viseu, Tip. Notícias de Viseu, 1949. In-8.º (22cm) de XI, 69, [5] p. ; [10] f. il. ; B.
1.ª edição.
Interessante monografia sobre o Sabugueiro, castiça aldeia serrana situada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, enriquecida com as suas histórias e lendas. Ilustrada com 10 estampas extratexto impressas sobre papel couché.
Livro valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao Diário de Lisboa.
"No antiquíssimo Adro de S. Pedro, hoje largo da Misericórdia, e popularmente conhecido por Terreiro da Quarta Feira, ao iniciar uma viagem ao Sabugueiro, começo êste livro com a ideia de fixar, à entrada da povoação, como legenda, que merece ser gravada no granito, a afirmação do Guia da Serra, José Martinho: «Esta Terra é mais velha do que Cristo»."
(Excerto de Na Serra da Estrêla, Abrindo)
"Dobrada esta fôlha mais, vamos continuando a nossa romagem à Terra de Santa Maria, à aldeia mais alto da Serra, e que é, portanto, a que está mais perto do altar-mor da Pátria: ao Sabugueiro.
Suponho que esta povoação resultou de um aglomerado de cabanas de pastores, de Seia, num ponto muito alto e abrigado da Serra, onde podia viver-se, embora com privações, durante a estação invernosa.
O facto é-nos confirmado pelas determinações policiais e regulamentares que se sabe existiram, em tempo, na Câmara e na Santa Casa da Misericórdia, as quais rigorosamente se cumpriam e envolviam a obrigação de defesa e de assistência áquela povoação anexa."
(Excerto de Sabugueiro)
Matérias: Abrindo; Terra de Santa Maria; Nave de Santo Estevão; Como se Formarão os Cântaros; Dois Sábios Alemães; Na Serra; Os que Foram à Guerra; Reitores de S. João Baptista; Carvão; Queijo; Pastora Celestial; Lenda dos Figos Sêcos; Um Rimance; Cancioneiro; Guias da Serra; Um Roteiro do Guia José Martinho; Três Viagens à Serra da Estrêla, (tradução); Covão da Lôba Parida, (transcrição); Terras de Santa Maria, (Tombo da Igreja da Colegiada de Santa Maria de Seia.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e regional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário