12 junho, 2016

VOLTA AÉREA A PORTUGAL : 1956. Regulamento Geral e Regulamento Particular. [S.l.], Edição Revista do Ar, [1956]. In-4.º grd. (29cm) de 30 p. (inc. capas) ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Regulamento da primeira Volta Aérea a Portugal. Impresso a duas colunas. Ilustrado com um mapa de Portugal continental com o itinerário, quadros vários e publicidade aeronáutica.
Contém ainda a localização e plantas das escalas obrigatórias com fotografias dos aeródromos e informações turísticas das cidades/vilas que os acolhem.
Organizada pelo Aero Clube de Portugal, a prova viria a realizar-se em Junho de 1957, com o patrocínio do jornal O Século.
Itinerário da Volta Aérea a Portugal:
1.º dia - Manhã: Lisboa - Setúbal - Lagos - Portimão - Albufeira - Faro - Beja; Tarde: Beja - Évora - Portalegre - Gavião - Castelo Branco -Covilhã.
2.º dia - Manhã: Covilhã - Guarda - Viseu - Vila Real - Alijó - Mirandela - Macedo de Cavaleiros; Tarde: Macedo de Cavaleiros - Bragança - Chaves - Viana do Castelo - Braga - Porto.
3.º dia - Manhã: Porto - S. Jacinto - Aveiro - Figueira da Foz - Coimbra; Tarde: Coimbra - Leiria- Santarém - Santa Cruz - Lisboa.
Escalas obrigatórias:
ALFUFEIRA - BEJA - GAVIÃO - COVILHÃ - MACEDO DE CAVALEIROS - BRAGA - PORTO - COIMBRA.
"O AERO CLUBE DE PORTUGAL sob o patrocínio de «O SÉCULO», organiza uma prova aérea, para aviões até 130 H. P. de potência, destinada a pilotos civis nacionais, possuidores do Certificado de piloto de turismo (2.ª classe), denominada VOLTA AÉREA A PORTUGAL.
Esta prova, organizada, segundo o Código Desportivo da FAI, as directivas técnicas da DGAC e o Regulamento da Comissão Desportiva do A. C. de Portugal, tem por fim promover o treino dos pilotos de turismo e fazer propaganda da Aviação através de todo o país.

São admitidos à prova todos os aviões da matrícula portuguesa, cujos proprietários sejam portugueses, e ainda os aviões que pertençam ou estejam distribuídos a Aero-Clubes regionais ou Escolas de Pilotagem."
(Art. 1.º e 2.º, do Regulamento Geral)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa apresenta manchas junto da margem lateral e pequena falha de papel no canto inferior dto.
Raro.
Sem registo na BNP.
Peça de colecção.
35€

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