14 junho, 2016

NOGUEIRA, Braz - O SEGRÊDO MÉDICO É COMPATIVEL COM O ESTADO ACTUAL DA SCIÊNCIA E DA VIDA SOCIAL?! Trabalho de deontologia profissional por... Dezembro de 1932. Lisboa, Composto e impresso : Tipografia-Papelaria Rejo, 1932 [capa, 1933]. In-8.º (22cm) de 75, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso trabalho de deontologia sobre ética e sigilo médico.
Valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"Quando terminado o Curso Médico se abandona a Faculdade, levando na mão um Diplôma que confere o direito de exercer a Medicina e Cirurgia em todo o Territorio Portuguez, pensa-se em geral, que os maiores obstáculos que se vão encontrar na Prática Médica, são as dificuldades scientificas.
Perigosa ilusão esta!
Infelizmente o iniciado que sai das nossas Faculdades e dos nossos Hospitais, vem muito pouco preparado para vencer sem temôr, os inúmeros abismos que lhe vão surgir pela frente. [...]
A Deontologia sendo então espezinhada e esquecida, tende a reduzir a pó quási toda a Categoria Profissional e a tornar os deveres do médico perante a Sociedade, dependente das suas exigências e das circunstâncias do momento.
Este estado de Neurastenia Profissional, enfraquece cada vez com maior vigôr, o organismo inteiro da Colectividade.
Hoje, mais do que nunca, se verifica, que para vencer e dominar dentro da profissão médica, são necessárias qualidades de fino quilate, quer dentro da esféra fisica, quer intelectual, quer moral.
A Vocação, a Dignidade, a Honestidade, a Bondade, a Dedicação, a Prudência, a Condescendência, a Coragem e a Descrição, são dentre muitas dessas qualidades, as principais.
A Discrição é daquelas porém, que ocupa a cupula do majestoso edifício da Medicina Social.
A sua prática exige a observação rigorosa dos principios do Segrêdo Médico."
(excerto da introdução)
Matérias:
Introdução. I - O Segrêdo Médico é necessário como elemento de Ordem Pública. II - Onde começa e onde acaba o Segrêdo Médico? III - O Segrêdo Médico é influenciado pelo determinismo dos fenómenos sociais!? IV - Como se comporta o segrêdo profissional perante o estado actual do desenvolvimento das sciências biológicas? V - O individuo, a colectividade e a Nação, não permitem que o segrêdo profissional seja demolido na sua construção secular! VI - As exigências do fôro perturbam o segrêdo profissional? VII - O Segrêdo Médico honra e dignifica a classe, mas, para isso, exige a disciplina profissional. Conclusões. Bibliografia.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas algo manchadas.
Raro e muito curioso.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário