24 junho, 2016

SILVEIRA, Eugenio - O PADRE Á FORÇA. Romance anti-jesuitico baseado em factos contemporaneos [e HISTORIA D'UMA FREIRA : drama de familia. Collecção das cartas que foram publicadas no jornal O SECULO em 1888, produzindo um successo extraordinario, tanto em Portugal como no estrangeiro, onde alguns jornaes as traduziram]. Lisboa, Typographia - Rua do Diario de Noticias, 93, 1889. 2 vols in-8.º (19cm) de 190, [2] p. e 82, [2] p. ; E. num único tomo. Col. Bibliotheca Aurora Litteraria
1.ª edição.
Romance histórico anti-jesuítico, exemplificativo da perseguição caluniosa ao clero nos finais do século XIX. Conjunto raro e muito curioso em termos de conteúdo e de estruturação da obra. O segundo título - Historia d'uma freira (collecção das cartas...) - complementa o primeiro, O padre á força.
"Corria o anno de 184...
Orphã de pae e mãe, quando ainda não completára vinte e dois annos, D. Lucia Maria da Gloria, baroneza de Montalto, abandonara a villa onde nascera e passara a infancia, e viera installar-se n'uma sumptuosa casa do bairro alto, em Lisboa.
Possuidora d'uma boa fortuna, e com uma educação regular, comquanto extremamente dominada pelos mysticismos religiosos, D. Lucia seria para qualquer pretendente um casamento vantajoso, pois que, além dos largos cabedaes que herdara, a baroneza possuia nome illustre e era bastante formosa, apesar de não fazer ostentação dos encantos com que a natureza prodigamente a dotara.
No seu palacio, onde vivia acompanhada apenas por algumas creadas, observava-se a mais rigorosa disciplina pelo que respeita a recato e modestia.
Raras vezes apparecia ás janellas, e ainda mais raro era quando recebia quaesquer visitas."
(excerto do Vol. I, Cap. I, A baroneza de Montalto)
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Pastas e lombada cansadas, sobretudo nas extremidades.
Raro conjunto.
O título Historia d'uma freira não se encontra recenseado na BNP, nem em qualquer outra fonte bibliográfica.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário