03 junho, 2016

PIMENTEL, Alberto - NOITES DE CINTRA. Lisboa, Livraria de Antonio Maria Pereira, 1892. In-8.º (18,5cm) de 186, [2] p. ; E. Colecção Antonio Maria Pereira, 17.º volume
1.ª edição.
Obra diferente de todas as outras publicadas pelo autor. Curiosa narrativa de uma viagem a Sintra empreendida por Alberto Pimentel e alguns amigos.
"Eramos dez, e tinhamos combinado, por desfastio, ir a Cintra, na Primavera, ouvir os rouxinoes.
Parecerá menos inverosimil este pretexto, quando se disser que todos, então reunidos em Lisboa, haviamos nascido na provincia, onde as volatas dos rouxinoes dulcificaram as nossas primeiras noites de amor, e que o mais velho de nos tinha trinta e sete annos apenas.
Ainda assim, como prova involuntaria de que o melhor da nossa vida era já então o passado, não foi approvado o projecto sem uma correcção prosaica. Sim, iriamos ouvir os rouxinoes a Cintra, visto que elles não costumavam fazer-se ouvir nas ruas de Lisboa, mas temperariamos esse devaneio romantico com as queijadas da Sapa, as laranjas do visconde de Arriaga, e o Collares do conselheiro Francisco Costa."
(excerto do Cap. I)
Alberto Pimentel (1849-1925). "Escritor e jornalista. Publicou mais de duas centenas de obras, entre romances - sobretudo do género histórico -, crítica literária, crónicas de viagens, monografias históricas, memórias, poesia e teatro. Nas suas obras deu predomínio aos ambientes e figuras características do Porto."
Encadernação editorial inteira de percalina com ferros gravados a negro e a ouro nas pastas e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário