08 junho, 2016

AVILA, Antonio José d' - RELATORIO SOBRE O CADASTRO. Pelo Conselheiro Ministro e Secretario d'Estado Honorario... Segunda edição correcta e augmentada. Lisboa, Na Imprensa Nacional, 1848. In-8.º (21,5cm) de 117, [1] p.
Segunda edição, publicada no mesmo ano da 1.ª, e preferível a esta porque consideravelmente melhorada e aumentada. O relatório propriamente dito finda na página 29; daí até ao fim do volume seguem-se notas ilustrativas, relativas ao desenvolvimento dos vários assuntos constantes do relatório.
"Na crise que atravessamos, e que é a inevitavel consequencia dos acontecimentos passados entre nós, principalmente desde 1820, e que destruiram de todo a nossa antiga organisação social e economica, estou convencido de que o meio unico de pôr um termo á crise permanente, e ás difficuldades sem conto, a que ella dá origem, é o de organisar quanto antes o novo edificio, procurando a verdadeira base sobre que deve assentar-se. E parece-me que, para quem lêr sem preconceito o trabalho, que de novo submeto ao Publico, para quem seguir com imparcialidade todas as consequencias que envolve, não pode haver senão uma convicção, e é, que o Cadastro constitue precisamente essa base.
É  evidente, pelo menos, que sem elle será absolutamente impossivel repartir com igualdade o imposto predial, pôr um termo aos vexames intoleraveis que affligem o contribuinte, resolver o problema de fazer com que os povos paguem menos, e o Thesouro receba mais, emancipar o Paiz da acção do Fisco, garantir a propriedade a seu legitimo possuidor, fazendo cessar, ou pelo menos diminuir consideravelmente o numero espantoso de questões a que esta dá origem, acabar em fim o deficit e a agiotagem, e pôr os capitaes em liberdade, para procurarem emprego nas emprezas de interesse material, que em tão larga escala se offerecem no nosso Paiz, aonde tudo está por fazer, aonde só faltam a vontade do homem, e as instituições adequadas, para que a sua prosperidade faça inveja aos Paizes, que menos têm que invejar aos outros em prosperidade e riqueza."
(excerto da introdução)
António José de Ávila, conde de Ávila, marquês e duque de Ávila e Bolama (1806-1881). "Conselheiro de Estado efectivo, ministro de Estado, enviado extraordinário e ministro plenipotenciário junto das cortes de Paris e de Madrid, par do reino, etc. Nasceu no Faial a 8 de Março de 1806, faleceu em Lisboa a 3 de Maio de 1881."
Exemplar desencadernado em bom estado de conservação.
Raro.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário