13 junho, 2016

TAVARES, Maria da Conceição B. Reis - CANCIONEIRO DAS GANSEAS GENTES. Lisboa, Casa Pia de Lisboa, 1992. In-8.º (21cm) de 264 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Cancioneiro casapiano.
A Capa: O fundo foi conseguido a partir de uma amostra de pano utilizado na confecção dos bibes das crianças da Casa Pia de Lisboa. O mesmo fundo suporta símbolos que identificavam os alunos dos diversos colégios:
- Os Gansos, Colégio de Pina Manique. - As Sacas, Colégio de Santa Clara. - Os Barris, Colégio de D. Maria Pia. - As Ratas, Colégio de Nossa Senhora da Conceição. - As Pombas, Colégio de 28 de Maio.
"A ideia de reunir e compilar num cancioneiro casapiano, as canções que nós antigos alunos e alunas das várias décadas e colégios da Casa Pia de Lisboa, cantávamos, surgiu numa das reuniões da Comissão da década de 50, de 91/92.
Durante todo o tempo que estivemos na Casa Pia de Lisboa , também o ensino da Música e Canto Coral, não foram descurados, para que os alunos e alunas, tivessem uma formação integral. Daí o gosto que todos nós temos, ainda hoje, pela música.
Sucede porém, que temos muitas vezes a música de canções no ouvido, cuja letra já esquecemos.
Como "recordar é viver", eis aqui a letra de algumas das muitas canções que nos são gratas.
Foi um trabalho de pesquisa demorado, mas esperamos que elas nos transportem aos velhos tempos e aos saudosos momentos de alegria e de solidariedade da nossa infância e juventude na Casa Pia.
Esperamos também que este livro sirva de ajuda a todos os pais, professores e educadores de infância."
(Nota prévia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar e muito curioso.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário