07 junho, 2016

TAMAGNINI, Fernando - SERVIÇO DA CAVALLARIA EM CAMPANHA. Compilação por... Tenente-coronel de cavallaria. Lisboa, Typographia - Casa Portugueza - Papelaria, 1904. In-8.º peq. (14,5cm) de [4], VII, [1], [8], 324 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada com quadros, tabelas, gráficos e desenhos exemplificativos. Contém ainda 2 folhas coloridas com as bandeiras indicativas do local onde estão installados os quarteis generaes, differentes commandos e serviços.
Matérias:
1.º Organização geral do exercito. 2.º Ordens, instrucções, relatorios e participações. 3.º Serviço de noticias. 4.º Serviço de segurança. 5.º Marchas. 6.º Estacionamento. 7.º Operações secundarias. 8.º Serviço de policia. 9.º Serviço de saude e alimentação das tropas em campanha. Serviço de etapes. 10.º Formações das differentes armas. Seu emprego. 11.º Armas de fogo. Munições. Fogos. Tiro. Municiamento e reabastecimento. 12.º Combate.
Appendice
I. Orientação. II. Nomenclatura do terreno. III. Indicios. IV. Avaliação de distancias. V. Algumas defezas accessorias. Meios de as destruir. VI. Organização de obstaculos. VII. Passagem dos cursos de agua. VIII. Destruições. IX. Reparações. X. Telegraphia optica. XI. Despachos em cifra. XII. Convenções internacionaes. XIII. Signaes topographicos.
Fernando Tamagnini de Abreu e Silva (1856-1924). "Nasceu em 13 de Maio de 1856, em Tomar. Assentou praça como voluntário do Regimento de Cavalaria em 2 de Junho de 1873. Director da Escola Regimental em 1891. Em 1893 passou à Guarda Municipal de Lisboa. Em 1913, participou na Escola de Repetição. No ano seguinte foi colocado no Estado-Maior das Armas e Inspector da Cavalaria Divisionária. Em 1915 foi nomeado comandante interino da Brigada de cavalaria. Após ser promovido a General foi nomeado comandante da divisão de instrução mobilizada em Tancos e posteriormente comandante do Corpo Expedicionário Português (CEP) que combateu na Flandres na Primeira Guerra Mundial. Foi ainda comandante da 5.ª Divisão do Exército e Presidente do Supremo Tribunal de Justiça Militar. Agraciado com diversas condecorações. Faleceu de 24 de Novembro de 1924, em Lisboa."
(fonte: EME - Arquivo Histórico Militar in www.exercito.pt) 
Exemplar em brochura (sem as capas originais) em bom estado de conservação. Páginas algo amarelecidas.
Raro.
25€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário