21 junho, 2016

DEFESA INDIVIDUAL ANTI-ATÓMICA - EXÉRCITO PORTUGUÊS : 1.ª Divisão do C. E. P. [S.l.], [s.n.], 1953. In-8.º (18,5cm) de [2], 12, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curioso manual de defesa anti-atómica, certamente, de tiragem muito reduzida. O que todo o soldado deve saber quando ocorrer um ataque aéreo.
Ilustrado no texto com o quadro dos Tipos de explosão.
"Apesar da bomba atómica ser realmente a arma de maior poder destruidor inventada até hoje pelo homem, o seu emprego está longe de significar a destruição total da espécie humana.
Mesmo sem estar munido de qualquer dispositivo de protecção especial, qualquer soldado tem grande possibilidade de se defender dos efeitos de um ataque atómico ("defesa radiológica") e de tomar medidas de precaução individual para reduzir os seus efeitos. É necessário que todos saibam que a maior parte dos estragos são, como na explosão de qualquer outra espécie de bomba, causados pela onda de calor e pelo sôpro explosivo. OS EFEITOS DA ONDA DE CALOR E DO SÔPRO EXPLOSIVO, NO CASO DE UM EXPLOSÃO ATÓMICA SÃO OS MESMOS QUE OS CAUSADOS POR UMA EXPLOSÃO ORDINÁRIA, MAS EM PROPORÇÕES MUITO MAIORES. Assim, admite-se que a maior parte das casas vulgares situadas dentro de um circulo de 2.400 metros de raio à volta do ponto zero (projecção da vertical do ponto de explosão), serão danificadas pelo sôpro explosivo a ponto de não ficarem habitáveis senão depois de sujeitas a obras importantes de reparação."
(excerto do Cap. I, Descrição das consequências duma explosão atómica)
Matérias:
I - Descrição das consequências duma explosão atómica. II - Efeitos sôbre os sêres humanos: 1) Ferimentos devidos a choques materiais. 2) Queimaduras produzidas pelo calor ou pelas chamas. 3) Ferimentos produzidos pela radioactividade. III - Os tipos de explosões atómicas. IV - O que é necessário fazer: A) Em caso de explosão no ar. B)Em caso de explosão infecciosa (explosão à superfície ou acima da superfície do terreno).
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem indicação de registo na BNP.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário