18 junho, 2016

SOUSA, Albano de - ESTUDO SOBRE O PROBLEMA DOS TRIGOS EM PORTUGAL. Colectânea de artigos insertos pelo autor no «Diário de Notícias» e de outros artigos e vária documentação sobre o mesmo assunto. Lisboa, Tipografia da Emp. do Anuario Comercial, 1933. In-4.º (24cm) de 196, [4] p. ; E.
1.ª edição.
Iniciativa de um grupo de industriais de moagem em reunir e publicar artigos do autor relacionados com esta momentosa questão.
"A passagem dum normal regime de escassez de trigo nacional para o de sobreprodução, acusado na colheita do corrente ano, sem que a modificação das leis que regulamentam a indústria de moagem tivesse acompanhado o fenómeno económico que essa passagem provocou, deu lugar a uma grande perturbação na economia da indústria moageira, apreciada de diversas maneiras em violentas críticas feitas na imprensa, críticas que não só atingiram materialmente os industriais no seu crédito, como lhes criaram um ambiente moral desfavorável para o deferimento de pedidos feitos ao Govêrno no sentido de adaptar as leis vigentes ao novo estado de coisas que ameaçava de ruína uma grande indústria.
Quando essas críticas tomaram um aspecto de violentas acusações, tão injustas como injustificadas, apareceu no Diário de Notícias uma longa série de artigos do distinto economista Ex.mo Sr. Albano de Sousa, em que o problema, em todos os seus aspectos, foi estudado com profundo conhecimento de causa e energia moral, esclarecendo-o perante uma opinião pública fortemente alarmada com as campanhas difamatórias que se vinham fazendo e com notas oficiosas do mais importante organismo associativo da lavoura que davam um grande alento a essas campanhas.
Entendeu um grupo de industriais dever reunir essa série de artigos que contém um estudo profundo e consciencioso do importante problema dos trigos, tal qual se enquadra hoje na economia geral do País... [...]
Fica assim reunida em volume uma importante documentação que bem pode classificar-se de valioso subsídio para actualização do estudo do problema da cultura dos trigos em Portugal, problema de maior relêvo na economia geral da Nação."

(excerto do prefácio, Algumas palavras que justificam a publicação dêste livro)
Encadernação em meia de chagrin com dourados gravados na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário