22 junho, 2016

CORREIA, General J. Santos - O NOVE DE ABRIL E A PRIMEIRA GRANDE GUERRA. Conferência realizada na Sociedade de Geografia de Lisboa em 9 de Abril de 1953. 2.ª edição com prefácio e anexos. Lisboa, Liga dos Combatentes, 1962. In-4.º (24,5cm) de 49, [3] p. ; [4] f. il. ; B.
Edição ilustrada com 4 folhas extratexto:
1. Mapa do teatro de operações militares com pormenor das frentes. 2. Mapa com dispositivo da 2.ª Divisão, em 8/9 de Abril de 1918. 3. Fotogravuras do Padrão de Lacouture e Uma trincheira portuguesa. 4. Fotogravuras do desfile da vitória, em Paris e Londres.
Conferência proferida pelo general Santos Correia, esmiuçando com apropósito os antecedentes da Guerra, a entrada e participação de Portugal no conflito, e a Batalha de La Lys, trágico episódio militar da nossa história.
"O Sector Português estava situado numa planície argilosa, que o degelo ou as chuvas transformavam em lamaceios, motivo dos muitos drenos que o atravessavam, permitindo a saída das águas para o rio Lys, ao Norte, e para a ribeira Lawe, sua tributária, a Oeste.
Ao longo dos seus 10 quilómetros de frente, estendia-se uma trincheira contínua - a linha avançada ou Linha A -, em parte cavada nesse terreno, preservando-se os combatentes do contacto da água por meio de grades de madeira colocadas acima do fundo. Um muro de sacos de terra servia-lhe de parapeito; à frente, três faixas de arame farpado dificultavam o seu acesso ao inimigo.
Para além dessa linha, uns 100 a 300 metros, ficava a 1.ª linha inimiga e, entre ambas, a «terra de ninguém», faixa de terra revolvida pelas granadas, onde apenas se via uma ou outra árvore decepada, vestígio de antiga casa ou cratera formada por granada, que a água transformava em pântano. Era uma faixa de desolação e morte: de desolação, pelo seu aspecto triste; de morte, porque, dia e noite, os combatentes a vigiavam."
(excerto de A Batalha do Lys ou o 9 de Abril)
Índice:
- Prefácio. - O Anteguerra. - A Guerra. - A intervenção de Portugal na Guerra. - O C. E. P. - A Batalha do Lys ou o 9 de Abril. - A Continuação da Guerra. - A Última Ofensiva. - A Cooperação de Portugal: Dois esboços; Quatro fotografias, of. do Sr. A. Garcês. - Anexos: Batalha de Armentiêres ou de La Lys; A Batalha de La Lys.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário