27 maio, 2016

YUZAN, Daidoji - O CÓDIGO DO SAMURAI. Introdução, Tradução e Notas de Luís Serrão. Queluz, Coisas de Ler Edições, 2003. In-8.º (21cm) de 104, [4] p. ; B.
1.ª edição.
"O Código do Samurai data do século XVI e constitui um tratado único sobre as leis e preceitos internos dos samurais. Este código abarca todos os aspectos da vida, desde o trato com a família, ou como sobreviver às lutas políticas, passando pela gestão dos dinheiros.
O conceito do samurai em relação à honra e lealdade, a sua indiferença perante a dor, o seu desapego aos bens materiais, o controlo das emoções e o princípio essencial de que "o samurai deve, acima de tudo, ter presente dia e noite o facto de que vai morrer", configuram o perfil de um modelo de conduta excepcional, onde está subjacente uma subtil mas profunda espiritualidade, unida a uma ética insubornável.
Daidoji Yuzan (1639-1730) viveu numa época em que o Japão encerrou um ciclo da sua história particularmente marcado por extensos conflitos bélicos.
As guerras seriam incessantes mas, paradoxalmente, conduziriam à progressiva unificação do país e a um tempo de paz que começou por volta de 1600 e se estendeu até 1878. Foi neste período que surgiram os samurais, antigos guerreiros que se tornaram responsáveis pela manutenção da ordem prevalecente.
Os samurais cultivavam o antigo código de honra e comportamento - o chamado "bushido", que significa, o 'caminho do guerreiro'."
(apresentação)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas ligeiramente vincadas.
Invulgar e muito curioso.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário