03 maio, 2016

LISBOA, Achilles - DE EUCLIDES A EINSTEIN OU DO ESPAÇO A TRES DIMENSÕES AO ESPAÇO CURVO (Recepção, na Academia Maranhense de Letras, do Professor Bacelar Portela). S. Luiz-Maranhão, [s.n.], 1950. In-4.º (23,5cm) de 21, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela extensa dedicatória autógrafa de Aquiles Lisboa ao escritor português Fran Paxeco.
"Tão fortes são os hábitos mentais, que se nos estabelecem pela educação intelectual, que não é sem relutância que podemos admitir as revoluções do conhecimento, provocadas pelos progressos da Ciência, que, na sua ansiedade de investigar, não pode permitir bases definitivas para o saber. É o que nos está a acontecer com êste novo raio de luz espiritual, com que o penetrante gênio de Einstein nos veio dar feição diferente dos conceitos clássicos sôbre o espaço e o tempo, as duas colunas mestras em que se apoia o edifício do entendimento humano."
(excerto do texto)
Aquiles de Faria Lisboa (Cururupu, 1872-1954). "Foi um médico, político e cientista brasileiro. Aquiles Lisboa foi governador do Maranhão e prefeito de Cururupu, além de médico e diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Considerado o pioneiro no tratamento da hanseníase no Maranhão, foi condecorado pela Assembleia Legislativa do Maranhão com um selo comemorativo, a ser usado em toda correspondência oficial daquela casa legislativa."
(fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário