10 maio, 2016

ENSAIO ÁCERCA DO QUE HA DE MAIS ESSENCIAL SOBRE A CHOLERA-MORBUS EPIDEMICA, REDIGIDO PELA COMMISÃO MEDICA DA ACADEMIA REAL DAS SCIENCIAS DE LISBOA. Lisboa : Na Typographia da mesma Real Academia. 1833. Com licença de Sua Magestade. In-8.º (22cm) de [2], 46, [6] p.
1.ª edição.
Cholera morbus, é expressão que designa a cólera propriamente dita, mas também outras doenças gastrointestinais epidémicas que se lhe assemelham.
Neste curioso trabalho, são descritas as causas, a sintomatologia, o diagnóstico, o tratamento e recuperação da cólera. Segundo Inocêncio (II, 228), os autores deste opúsculo terão sido os médicos Joaquim Xavier da Silva, Inácio António da Fonseca Benevides, Wenceslau Anselmo Soares, e Francisco Elias Rodrigues da Silveira.
"A causa especifica ou essencial da Cholera-morbus he até ao presente tão desconhecida, como tem sido ignorada a das outras epidemias; e se por ventura bem a conhecessemos, teriamos a vantagem de podermos formar hum plano mais racionavel sobre os seus meios preservativos e therapeuticos: e qual não seria então o triunfo da humanidade, quando apparecesse para a Cholera-morbus outro Jenner como para as bexigas?
Differentes hypotheses se tem formado a este respeito, mas todas ellas não passão de meras conjecturas. Huns tem pretendido achar a sua causa em certa quantidade de cobre, reduzido a moleculas tenuissimas dos aerolithes, lançadas pelos ventos: outros tem querido provar, que o principio cholerico, existindo nas alturas da athmosfera, era acarretado pelas nuvens como em balões, e depositado em differentes pontos da superficie da Terra: outros a attribuem a hum predominio de electricidade negativa ou resinosa: alguns a derivão de insectos invisiveis, não menos fataes que os gafanhotos do Egypto; opinião esta ja lembrada por Auctores antigos, como causa de outras epidemias: em fim muitos a fazer derivar unicamente das modificações da temperatura, da electricidade, da humidade, da decomposição da athmosfera, &c. Porém todas estas hypotheses nada mais são do que bons desejos de querer atinar com o que nunca sahirá da obscuridade das trevas da nossa ignorancia."
(Artigo I, Causa especifica ou essencial da Cholera-morbus)
Matérias:
I. Da causa epecifica ou essencial da Cholera-morbus. II. Das causas predisponentes ou occasionaes da Cholera-morbus. III. Hygiene. IV. Influencia epidemica. V. Da natureza da Cholera-morbus. VI. Descripção ou Diagnostico da Cholera-morbus: 1.º Periodo ou de Invasão; 2.º Periodo, ou de Collapso, algido, cyanose, de concentração, &c.; 3.º Periodo ou de reacção, de decocção, terminação, &c. Anomalia na successão e duração dos periodos. VII. Symptomas essenciaes ou caracteristicos. VIII. Symptomas anomalos. IX. Therapeutica de Cholera-morbus: No 1.º Periodo ou de Invasão; No 2.º Periodo ou de Collapso, algido, &c.; No 3.º Periodo ou de reacção. X. Tratamento especial dos Symptomas dominantes. XI. Prognosticos da Cholera-morbus. XII. Convalescença. XIII. Anatomia pathologica. Conclusão.
Exemplar desencadernado em bom estado de conservação, não obstante apresentar larga mancha de humidade transversal a toda a obra.
Raro.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário