29 maio, 2016

FREIRE (Médico), António J. - DA FRAUDE NO ESPIRITISMO EXPERIMENTAL. Porto, Sociedade Portuense de Investigações Psíquicas, 1950. In-8.º (18,5cm) de 82, [6] p. ; B.
1.ª edição.
"Dominando nos dois últimos séculos, o absolutismo político e teocrático, o pensamento humano, liberto dos falsos preconceitos e das prepotências  seculares que o escravizaram ao capricho dos interesses autocráticos, lançou-se, ébrio de luz e de liberdade, na conquista duma nova civilização, construindo vastos sistemas científicos, maravilhosos nos seus aspectos material, utilitário e analítico, ainda que desorientados no sentido profundo da Vida, no seu nobre aspecto espiritualista, só procurando analisar a aparência irreal da matéria, do transitório e do efémero. [...]
O Espiritismo representa o mais poderoso agente profilático da descrença e do negativismo, impondo a evidência dos factos, mercê da sua estrutura essencialmente científica, fazendo derivar os seus princípios básicos dum conjunto inumerável de factos de ordem hiperfísica, supranormal e transcendente, sem perderem o fio da sua continuidade filosófica, numa finalidade especificamente evolutiva, em sucessões intérminas no espaço e no tempo, através da pluralidade das nossas existências sucessivas, regidas e determinadas pela lei da casualidade, psíquica e moral (Karma)."
(excerto do prefácio)
Matérias:
- Prefácio (Noções gerais de Espiritismo). - Da Fraude no Espiritismo Experimental. - Conclusões.
António Joaquim Freire (1877-1958). Foi o grande impulsionador do movimento espírita português. Médico, escritor e jornalista, formou-se em Medicina, obtendo também o curso de Medicina Sanitária, pela Universidade de Coimbra. Discordante declarado da República, foi preso em Maio de 1911, permanecendo nos calabouços da prisão da Trafaria. Em Março de 1912 fugiu de Portugal. Viajou por diversos países, estabelecendo-se finalmente na Argentina, em 1913. Regressou a Portugal em Outubro de 1917. Dirigiu a "Revista de Espiritismo", e publicou diversas obras sobre o tema.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas algo sujas. Páginas com manchas de oxidação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário