18 maio, 2016

LOPES, Norberto - CRUZEIRO DO SUL : crónicas da travessia aérea do Atlântico. Com um prefácio e autógrafo de Gago Coutinho. Porto, Renascença Portuguesa, [1923]. In-8.º (19 cm) de [2], 254, [2] p. ; [2] p. il. ; B.
1.ª edição.
Capa de Stuart Carvalhais.
"Á hora em que a cidade começava a sair da penumbra indecisa da madrugada e o vulto branco dos Jerónimos se transformava em renda, em luz, em sôpro de glória, dois aviadores portugueses, ali perto do Restelo, levantaram vôo em direcção ao Brasil - onde vão levados pelo mesmo sonho audacioso e aventureiro que guiou as naus de Pedro Álvares Cabral, em busca das terras maravilhosas de Santa Cruz.
A notícia da partida andava quási em segredo na bôca de muita gente. Os jornais disseram, mas ninguém queria acreditar. Era lá possível que dois homens, mesmo sendo portugueses, mesmo sentindo-se predestinados pela voz da tradição, para gloriosos cometimentos, se metessem dentro de um aparelho tão pequeno e tão frágil, para voar, em quatro étapes, as 4:200 milhas que nos separam do Rio de Janeiro!"
(Excerto de Asas ao vento)
Índice
:
Prefácio. - Asa ao vento. - A agonia do «Lusitânia». - O berço da glória. - A Madeira num relâmpago. - Entre o céu azul e o mar imenso. - A guitarra do «Bagé». - Asas que se preparam para voar. - Em frente dos penedos de S. Pedro. - Os náufragos de Fernando de Noronha. - A largada do «Fairey-16». - Horas de ansiedade. - Uma entrevista com Sacadura Cabral. - A «Étape» Fernando de Noronha - Mar alto. - Em frente de Pernambuco. - A gracinha inocente de um polaco. - A chegada do «Fairey-17» a Fernando de Noronha. - As asas de Portugal voam sôbre o Brasil. - Os aviadores em Pernambuco. - A missa campal e o novo padrão da descoberta. - Do Recife à Baía. - Nos lugares santos da história de Portugal. - A chegada do avião a Pôrto Seguro. - Os aviadores em Pôrto Alegre. - A caminho da Vitória. - A última estrofe da epopeia gloriosa. - O baptismo do avião. - Um golpe de vista sôbre «A magnífica aventura». - Gago Coutinho. - Sacadura Cabral.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Manuseado. Capas frágeis, manchadas, com defeitos. Livro apresenta miolo manchado, com especial incidência nas últimas folhas. Falha de papel no canto superior esq. da contracapa. 
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário