02 maio, 2016

BARRETO, Mascarenhas – FADO. Origens líricas e motivação poética : Lyrical origins and poetic motivation. Capa de Fontes de Melo. Ilustrações de José Pedro Sobreiro. Versão inglesa de George Dykes. Lisboa, Editorial Aster, [196-]. In-4.º grd. (29cm) de 590, [2] p. ; [1] mapa desd. ; mto il. ; [1] vinil ; E.
Este livro é dedicado a Carlos Branco, David Mourão-Ferreira e Henrique Barrilaro Ruas.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor na folha de guarda.

Importante monografia sobre o Fado, belissimamente ilustrada com desenhos nas páginas do texto.
Contém um mapa desdobrável (28x54cm), e inclui o vinil 7 que raramente acompanha a obra.
“Publicado na década de 60, em edição bilingue (português-inglês), numa altura em que alguns estudiosos tentavam criar uma bibliografia de pendor mais académico sobre o fado, este livro de Mascarenhas Barreto, é notável por oferecer uma abordagem, sob um ponto de vista essencialmente literário. Como o título indica, o propósito do autor é aprofundar as origens líricas do fado, bem como, esclarecer, na medida do possível, as diferentes motivações poéticas que foram dando forma ás letras do fado ao longo da sua história. É pois, uma obra de indubitável interesse: por um lado propõe-se revelar as origens líricas do fado, e por outro, determinar quais são as motivações poéticas contidas nos poemas de fado compostos desde meados do século XIX, pelo que, merece ocupar um lugar de relevo na bibliografia fadista.”
(fonte: guitarrasdelisboa.blogspot.com)
Mascarenhas Barreto (n. 1923). Multifacetado autor português, notável investigador, romancista e tradutor. Aficionado da festa brava e do fado, para o qual compôs letras de grande relevância.
Encadernação cartonada do editor policromada.
Exemplar em bom estado de conservação. Revela algum desgaste na parte superior da lombada. Miolo em bom estado; páginas algo amarelecidas pela acção do tempo e pela qualidade do papel utilizado na impressão.
Invulgar.
75€

Sem comentários:

Enviar um comentário