23 maio, 2016

CARVALHO, Arthur de Moraes - TRUSTS E CARTEIS. Memoria lida na conferencia inaugural do 75.º anno da Associação de Advogados de Lisboa, em 13 de Janeiro de 1915. Lisboa, Typographia Portugueza, 1915. In-8.º (22,5cm) de 61, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória manuscrita (não assinada) do autor.
Curioso título sobre os diversos sistemas de monopólio, julgamos que, dos primeiros trabalhos que sobre este assunto se publicou entre nós.
"Pareceu-me que era de molde a prender a vossa attenção o assumpto que escolhi para thema d'esta memoria - o estudo, forçadamente muito restricto, das grandes colligações industriaes dos tempos modernos, d'esses syndicatos por vezes poderosos como um Estado, os quaes, na Joven America, por uma extensão impropria da primitiva accepção da palavra se chamam Trusts, e que recebem mais comummente o nome de Kartell, ou, aportuguezando o termo, de Carteis na Velha Europa! [...]
Em volta d'este momentoso problema se têem debatido as questões mais arduas da sciencia economica, e, por causa d'elle, acham-se seriamente abalados alguns principios basilares da velha escola classica.
Da sua importancia se avalia por ter entrado como ponto primacial em programmas de partido e até em programmas presidenciaes nos Estados Unidos da America.
D'essas famosas colligações se têem occupado egualmente as mais diversas legislações, ora com preceitos que facilitam a sua creação e desenvolvimento, ora com prohibições taes que dir-se-hiam insophismaveis e decisivamente eliminadoras.
Por meio d'essas poderosas combinações de grande industria, tão violentamente atacadas, como apaixonadamente defendidas, se têem amontoado fortunas tão fabulosas, que os Cresus antigos até se nos afiguram pobres!"
(excerto da conferência)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas oxidadas.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário