06 maio, 2016

PICARIA AO USO DO SÉCULO XVIII EM HONRA DE S. A. R. O DUQUE DE EDIMBURGO. Palácio do Correio-Mór : Junho 1973. [S.l.], [s.n. - imp. na Tip. Ant. S. Gonçalves, Sucrs, Lda.], [1973]. In-8.º (19x22,5cm) de 8 p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Programa de picaria, ilustrado nas capas e no interior pelos belíssimos desenhos de mestre Serrão de Faria a acompanhar a descrição do espectáculo. O programa foi executado por conhecidos cavaleiros nacionais, incluindo as principais figuras do toureio equestre da época.
"Desde tempos imemoriais que os habitantes da Península Ibérica cultivam o gosto pelo cavalo.
Hoje, em Portugal, não existe qualquer Academia Equestre, mas o interesse pelos exercícios de manejo mantém-se bem vivo e latente no povo. É vulgar, pode-se mesmo dizer banal, ver um cavaleiro executar qualquer dos ares que da alta-escola são apanágio. [...]
É pois, dentro desta tradição e gosto do povo, que em Portugal ainda hoje perdura a escola de Marialva - Real Picaria, século XVIII.
É na equitação prática, não já em escaramuças e guerras, mas nos redondéis das praças de toiros, que ela se faz sentir e vive, não em exibições nos moldes de Saumur, nem numa equitação de espectáculo, de supra virtuosismo como a Escola de Viena, mas sim numa monte adequada e incisiva para a luta com toiros ou no simples e ingénuo divertimento das cavalhadas.
A equitação portuguesa é tradicionalista, é prática, é única no mundo.
Aqui perduram os últimos cultores de uma arte há muito desaparecida: a equitação de combate."
(excerto da apresentação)
Programa:
- Cortesias. - Ensino. - Jogos de destreza. - Escaramuça à gineta. - Cortesia final.
Intervenientes
Cavaleiros:
João Branco Núncio; Dr. Fernando Salgueiro; Manuel Conde; David Ribeiro Telles; D. José de Athayde; José Mestre Baptista; Alfredo Conde; José Samuel Lupi; Fernando Andrade Salgueiro; Gustavo Zenckl; José Cortes; Afonso Cortes; Luís Miguel da Veiga; D. Francisco Azarujinha; Dr. Frederico Cunha; João José Zoio; Emídio Pinto; D. Diogo de Bragança (Lafõens); João Moura; Dr. José Núncio Fragoso; João Trigueiros de Aragão; João Lory de Oliveira; João Filipe Graciosa; Francisco Cancela de Abreu; Miguel Júlio Calheiros Quina.
Música:
Academia de Instrumentistas da E. N., maestro Alvaro Cassuto. Música portuguesa do século XVIII.
Charanga da G. N. R.
José Francisco Quelhas Serrão de Faria (n. 1937). "Azinhaguense, nasceu em 1937, sendo considerado o ‘pintor do cavalo Lusitano’. A sua Obra retrata magistralmente sobre o papel, sobre a tela, as “linhas”, dos magníficos ‘filhos do vento’ da Lusitânia. É com fina sensibilidade, profundo conhecimento e singular arte que representa com os seus pincéis, também os campinos e as suas montadas na sua faina diária, o gado bravo, e a paisagem da lezíria e do espargal. A sua oficina de criação insere-se no Solar dos Serrão, casa de família do século XVI, na Azinhaga. Frequentou cursos de gravura, litografia, serigrafia e xilogravura na Cooperativa de Gravadores Portugueses. Como caudeleiro, foi ainda Presidente do Stud-Book Lusitano e autor de publicações sobre o Cavalo, tais como “Caballus”, “Ginete Ibérico” e o “ Solar do Cavalo”. Autor ainda de outros livros como, “Dois Dedos de Conversa”, “Futebol, Iluminuras e Textos Consagrados”, “ Vales Traçados”, “Lisboa do Rio para as Colinas” e “Olivença”, foi ainda colaborador do jornal “ A Capital” e de vários outros jornais e revistas. Está representado em várias colecções particulares, nacionais e estrangeiras. São de salientar as exposições colectivas em que participou, tais como: Santarém-1955, 1957,1974,1989 e 1991(Salão de Outono), Lisboa- 1967, 1990 ( Rádio Renascença) e 1991 ( Rádio Renascença) , Amadora-1970, Estoril-1982 (Novos Gravadores) e 1988 (casino do Estoril), Noruega – 1989 (Galeria Nillestad) e Severdo Vouga- 1990. E as exposições Individuais: Santarém 1960, Lisboa – 1966,1986 (Galeria Palma), 1987 (Galeria Paulino Ferreira), 1988 (Galeria Gravura), 1990 (Idem), 1993( Casa do Ribatejo), 1994 (Sétima Colina), Caldas da Rainha, 1969, Golegã- 1984 e 1992 ( Encontros de Arte Contemporânea), Noruega – 1987 ( Galeria Nillestad), Soure-1989, Figueira da Foz – 1990, Chamusca – 1991, Azinhaga – 1994. Participou ainda na Golden Art Galery em Folson, Califórnia, em 1986."
(fonte: www.serraodefaria.com/biografia)
Exemplar brochado, com atilho em cetim verde, em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário