13 maio, 2016

SILVA, João Augusto - GORONGOSA : experiências de um caçador de imagens (fotografias do autor). [Prefácio por Dr. Alfredo Esteves de Sousa]. Lourenço Marques, [s.n. - Executado nas oficinas gráficas da Empresa Moderna, Lda, (EMOL), Lço. Marques], 1964. In-4.º grd. (29cm) de [2], 92 p. ; [104] p. il. ; E.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
Bonita edição, impressa em papel de superior qualidade, profusamente ilustrada em extratexto com fotografias a p.b. e a cores dos animais selvagens que habitam o Parque da Gorongosa.
"Meu caro amigo: O seu excelente trabalho proporcionou-me o prazer de confirmar que V. reune em si um conjunto de qualidades difíceis de encontrar num mesmo indivíduo, no qual não sei o que mais admirar: se o artista da palavra e da imagem que, em descrições cheias de realismo e sobriedade e com imagens cheias de vida e movimento, me fez reviver cenas passadas; se o naturalista nato que soube observar e "ver" para além da corrente interpretação antropomórfica das reacções dos animais; se a valentia intrépida do antigo caçador que procura compreender melhor os "bichos" arriscando a vida para demonstrar a si próprio as conclusões a que chegou; se, finalmente, a coragem de pôr em letra de forma os resultados das suas demoradas observações, tão verdadeiras e tão contrárias ao que nos conta a tradição centenária sobre "histórias" de feras que apenas escasso número de indivíduos de eleição começa agora a contrariar, correndo, muito embora, o risco de ser apodado de lunático ou excêntrico."
(excerto do prefácio)
"Encontrareis nestas páginas, aqui e além, afirmações absolutamente contrárias aos conceitos mais generalizados acerca do comportamento de alguns animais selvagens - conceitos que de há muito correm mundo com a força de verdade dogmáticas.
Essas afirmações que outros talvez considerem temerárias ou sensacionais, resultaram do estudo directo da Natureza levado a cabo com amorosas devoções de panteísta, durante longos anos vividos na selva.
Certas facetas da "personalidade" dos animais não se revelaram de pronto aos olhos do autor. A princípio o seu próprio juízo crítico vergava sob o poderoso ascendente de noções erradas, transmitidas de geração em geração. Mas, a pouco e pouco, foi-se rasgando o espesso véu de preconceitos que lhe toldavam o panorama da vida natural e começou então a surgir diante dos seus olhos maravilhados um mundo novo de perspectivas até então ignoradas."
(excerto da introdução)
Matérias:
- Os animais selvagens e o Homem. - Vagueando pelos caminhos do Parque. - Espécies zoológicas mais comuns no Parque da Gorongosa. - Documentário fotográfico : experiências de um caçador de imagens.
Encadernação editorial em tela com sobrecapa policromada revestida cor capa plástica de protecção.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar e muito apreciado.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário