07 maio, 2016

MARTINHO, Alberto Trindade - O QUEIJO DA SERRA. (Subsídios para a demarcação da região). Coimbra, Comissão de Coordenação da Região Centro, 1980. In-8.º (21 cm) de 235, [5] p. ; [16] p. il. ; B.
1.ª edição.
Importante monografia para a temática do Queijo da Serra.
Muito ilustrada nas páginas do texto com mapas, gráficos e quadros, e fotogravuras em separado.
"O livro do Dr. Alberto Martinho tem o enorme mérito de, a partir da análise da situação actual, mostrar as possibilidades de promoção da produção de queijo da serra e os importantes efeitos económicos que poderão resultar para a região onde ele é produzido. Englobando na análise os aspectos físicos e humanos ligados à produção, permite a consideração dos factores que interessaria ter em conta. Mostrando as possibilidades económicas do produto, desde que se assegure a sua alta qualidade, poderá ser um elemento conducente a provar que é viável atingir padrões de vida elevados nos locais de origem, onde se conjugam também outras condições fundamentais para que se garanta o bem estar das pessoas."
(excerto do prefácio de Manuel Porto)
Matérias:
Prefácio. | Introdução. | 1 - Situação geográfica da região.  2 - Os efectivos de ovinos e caprinos em 1940, 1955, 1972, e 1980. 3 - Os pastores: idade, estado civil, grau de instrução, analise qualitativa. 4 - As pastagens e a transumância no passado e no presente: 4.1. As pastagens. 4.2. A transumância no passado. 4.3. A transumância no presente. 5 - O Queijo da Serra: 5.1. Técnicas de fabrico. 5.2. Quantidades fabricadas, preços e locais de venda. 6 - O Queijo tipo Serra: 6.1. Quantidades fabricadas, preços e locais de venda. 7 - Síntese global da provável Região do Queijo da Serra: 7.1. Análise qualitativa dos pastores. 7.2. Os efectivos da região em 1940, 1955, 1972 e 1980. 7.3 As pastagens. 7.4. O queijo da serra: quantidades, preços e locais de venda. 7.5. – O queijo tipo serra: quantidades, preços e locais de venda. 7.6. As feiras de queijo. 7.7. Acção de alguns organismos que actuam na área: 7.7.1. O Parque Natural da Serra da Estrela. 7.7.2. Outros organismos. 8 - O papel do pastor e do Queijo da Serra na economia e na estrutura social da Região. 9 - Conclusões. | Anexos.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Inclui recortes de jornais sobre o tema colados no verso da capa.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário