28 maio, 2016

SEPULVEDA, Chistovam Ayres de Magalhães - ORGANISAÇÃO MILITAR ARABE NA PENINSULA. Por... Capitão de cavallaria... Lisboa, Imprensa Nacional, 1901. In-4.º (25cm) de137, [1] p. ; [2] f. il. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Pioneiro ensaio sobre a organização militar dos árabes durante o período de dominação da Península Ibérica.
Ilustrada no texto com bonitas capitulares e vários desenhos reproduzindo armas e vestuário de guerra, bem como, duas estampas em extratexto.
Obra dedicada pelo autor ao seu colega Major Garcia Guerreiro.
"A mesma curiosidade em assumptos que, por dever de officio, e natural pendor, versamos, e a mesma orientação no que toca ao criterio e methodo a applicar no estudo da historia, nos levou a dar toda a importancia a um periodo da historia da peninsula hispanica que tanta influencia teve na nossa antiga organisação militar, e tão intimamente se liga com a historia militar portuguesa. É o periodo da dominação dos arabes em todo o territorio peninsular e das luctas que as armas christãs tiveram de sustentar a fim de rehaver para a nossa raça e para a nossa crença o que em má hora perdera, pelo predominio de outras crenças e outras raças. Essas lutas tinham produzido uma tão importante modificação na maneira de ser militar dos dois povos, primeiro em opposição, e mais tarde em intimo contacto e em fusão, que um e outro apresentaram, num periodo largo da historia da peninsula, uma feição caracteristica, cujo estudo se torna indispensavel para comprehendermos bem a nossa organisação militar e a nossa historia guerreira na Idade Media."
(excerto da dedicatória)
"Constituia a guerra para o musulmano uma necessidade, um dever, uma religião.
Era a guerra o instrumento mais poderoso da sua fé; pela guerra dilatára o seu dominio pelo mundo inteiro, e com elle um novo credo religioso dimanado, como a fé christã, dos preceitos fundamentaes da Biblia.
Foi inspirando o espirito do proselytismo, diz Sedillot, que Mohamede se propoz desenvolver o genio militar dos arabes «persuadindo-os de que Deus lhes dava o mundo em partilha»."
(excerto do texto)
Cristóvão Aires de Magalhães Sepúlveda (1853-1930). "Tenente-coronel de cavalaria, lente da Escola do Exercito, deputado, governador civil de Bragança e de Coimbra, sócio efectivo da Academia das Ciências, da Academia de História de Madrid, do Instituto de Coimbra, escritor, poeta, jornalista, etc."
(fonte: www.arqnet.pt)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação. Capas levemente oxidadas.
Muito invulgar.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário