15 maio, 2016

MADEIRA, Pedro - O ESCÂNDALO DA PROSTITUÏÇÃO DE MENORES EM PORTUGAL. Por... Lisboa, Editorial do Povo, [s.d.]. In-8.º peq. (11,5cm) de 97, [3] p. ; B. Biblioteca Sensação!
1.ª edição.
Invulgar ensaio ilustrado com casos do conhecimento do autor.
"Era nossa intenção falar simplesmente dum caso de aparência exclusivamente moral, mas o homem cria os seus princípios e revela os seus valores de olhos postos na sociedade; e quanto melhor esta fôr melhor será o homem; e quanto melhor fôr o homem melhor ela será.
Esta série de fluxos e refluxos formava justamente o princípio dinâmico das civilizações. Assim como a função faz o orgão, a sociedade faz o homem e o homem faz a sociedade.
Eis por que, tratando dum caso moral, não pudemos subtrair-nos à considerações, embora muito sumárias, que acabamos de fazer.
Quando uma moral que diz que não se deve ter uma certa atitude ou praticar certa acção é inteiramente desmentida pelo espelho duma sociedade que mostrou a mais natural e calma das tolerâncias para com essa atitude e prática dessa acção, ou a moral é falsa ou está mal enunciada."
(excerto da introdução, Considerações preliminares)
Matérias:
Considerações preliminares. I. O exemplo. II. Coisas que acontecem... - III. Voz que não ecoa. IV. Itinerário impúdico.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Pouco comum.
Sem registo na BNP.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário