21 maio, 2016

FERREIRA, Ardisson - O HOMEM É FRUGÍVORO. Demonstração anatómica, fisiológica e antropológica da alimentação humana racional. Conferência realisada no Ateneu Comercial do Porto, em 26 de Julho de 1912. Porto, Sociedade Vegetariana - Editora, 1912. In-4.º (23 cm) de 23, [1] p. ; B. XII Volume da Biblioteca Vegetariana
1.ª edição.
"Leão Tolstoi disse laconicamente: «Comemos muito»; eu atrevo-me a acrescentar: ... e mal! [...]
Devo declarar-vos, em abôno da verdade, que antes do dia 7 dêste mês, nunca me tinha decidido a pensar a sério da fisiologia da nutrição, não só porque outros muitos afazeres me roubavam o tempo, como ainda porque o frugivorismo só há alguns mêses começou a ser exalçado, entre nós, por aqueles que o estudaram scientificamente ou lhe reconheceram os salutares efeitos, por experiência própria."
(Excerto do texto)
Augusto Ardisson Ferreira (Lisboa, 1873 - 1932). "Foi um médico e cirurgião que se dedicou também à escrita, sendo ainda uma artista plástico curioso. Foi um divulgador da cultura física, tendo traduzido as obras de J. P. Müller para português. Mais tarde, causou polémica ao criticar Müller, que considerou um plagiador. Escreveu diversos livros de grande sucesso e colaborou em revistas como O Vegetariano e Vida e Saúde, e participou em vários congressos em Portugal e no estrangeiro. Encontra-se colaboração da sua autoria na revista Tiro e Sport (1904-1913)."
(Fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário