04 julho, 2015

VÁZ, Angelo Alves de Sousa - OS RESPONSÁVEIS DA GUERRA E A PARTICIPAÇÃO DE PORTUGAL. Conferencia realisada no batalhão n.º 5 pelo alferes médico miliciano, dr. Angelo Alves de Sousa Vaz, em 4 de Julho de 1916. [Lisboa], Guarda Nacional Republicana, 1916. In-8º (21,5cm) de 28 p. ; B.
1.ª edição.
Muito valorizada pela expressiva dedicatória autógrafa a António José de Almeida, - "homenagem do autor á sua grande alma de republicano e patriota."
Interessante e oportuna conferência sobre a Grande Guerra e suas causas, proferida pouco tempo depois da declaração de guerra da Alemanha a Portugal.
"Portugal entrou na guerra por trez motivos, qual deles o mais forte e imperioso.
1.º - Porque era o seu dever e a sua honra.
2.º - Porque era o seu superior interesse.
3.º - Porque foi atacado pela Alemanha e esta lhe declarou guerra."
(excerto de A entrada de Portugal na guerra)
Matérias:
- O desenvolvimento da Alemanha. - O Kaiser. - Politica de Guilherme II. - A conferencia de Haia. - A Alemanha e os pequenos estados. - Mentalidade alemã. - A Alemanha e Deus. - A Alemanha repositorio de todas as virtudes. - A guerra e os seus responsáveis. - Ataque premeditado contra a Europa. - Plano agressivo da Alemanha. - Porque queriam a guerra. - As ambições germanicas. - O que sucederia á França. - Como se romperam as hostilidades. - O programa conquistador da Alemanha. - Defeza internacional. - A entrada de Portugal na guerra. - O massacre de Cuangar. - Os soldados portuguêses e Napoleão.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas manchadas junto à lombada; pequeno orifício na contracapa.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário