20 julho, 2015

OS MARIDOS. Descripções minuciosas dos homens casados feitas conscienciosamente por Um Grupo de Senhoras Desenganadas. Scenas do Natural. Nova edição. Lisboa, Livraria Avellar Machado, [189-]. In-8º peq. (15cm) de 127, [1] p. ; E.
Curiosíssimo livrinho sobre os "tipos" de maridos.
“Aos Maridos. Apesar d’este livro não conter ofensas á moral, comtudo nenhum homem casado deve consentir que sua mulher o leia.
Não vá ella descobrir, nestas honestas descripções, motivos de aborrecimento prematuro, que aos maridos convém evitar.

As Autoras”
“Para que capricham frequentemente [os maridos] em dar causa a que não os amem?
Para que são tão simples, ou tão parvos, que convidam os homens mais bonitos, mais espirituosos, mais intelligentes, ou mais endinheirados para lhe frequentar a casa, correndo o risco dos confrontos que os collocam em situação pouco invejavel?”
(excerto da introdução)
Matérias:
1.º - Considerações preambulares. 2.º - O marido na lua de mel. 3.º - O marido na lua de fel. 4.º - O marido ama secca. 5.º - O marido aia de creanças. 6.º - O marido implicante. 7.º - O marido disvellado. 8.º - O marido hypocrita. 9.º - O marido agressor. 10.º - O marido que se desfeia. 11.º - O marido mulherengo. 12.º - O marido conquistador. 13.º - O marido dissoluto. 14.º - O marido patusco. 15.º - O marido desleixado. 16.º - O marido ciumento. 17.º - O marido que tem enguiços. 18.º - Considerações finaes.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro e muito curioso.
Sem indicação de registo na BNP (Biblioteca Nacional).

Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário