25 julho, 2015

CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO CARTOGRÁFICA E ICONOGRÁFICA COMEMORATIVA DO V CENTENÁRIO DA MORTE DO INFANTE D. HENRIQUE - Arquivo Histórico Ultramarino. [Prefácio de Alberto Iria]. Lisboa, Arquivo Histórico Ultramarino, 1960. In-4º (24cm) de 112 p. ; [18] p. il. ; [4] f. desd. il. ; B.
1.ª edição.
Importante catálogo, elaborado sob o ponto de vista da bibliografia cartográfica e iconográfica conhecidas do "Mundo Ultramarino Português".
Ilustrado em extratexto com estampas a p.b. e a cor, impressas sobre papel couché, reproduzindo mapas (alguns em folhas desdobráveis), retratos e gravuras antigas de cidades portuárias.
"No dia 13 de Novembro do ano em curso, completou-se exactamente meio milénio que o Infante D. Henrique faleceu na sua Vila de Sagres, no Algarve.
A melhor forma pela qual desde logo se me afigurou possível associar este Arquivo às Comemorações do V Centenário da Morte do insigne Príncipe do Mar foi a realização de uma Exposição cartográfica e iconográfica, relativa às Províncias Ultramarinas Portuguesas, com a publicação do respectivo Catálogo. [...]
Este Arquivo Histórico tem, para exposições temporárias, as duas maiores e mais ricas colecções, de cartografia e iconografia antigas, do Ministério do Ultramar. [...]
A consulta deste Catálogo é muito facilitada pelos exaustivos índices remissivos: antroponímico, toponímico e cronológico, além do índice-geral das matérias, que farão dele mais um instrumento de trabalho e de pesquisa histórica."
(excerto do prefácio)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário