18 julho, 2015

FERREIRA, Menezes - À LUZ DO LAMPADÁRIO. Versos e desenhos de... Lisboa, Edição do Autor, 1927. In-4.º (26cm) de [16] p. : il. ; B.
1.ª edição.
Muito ilustrada ao longo das páginas do livro com bonitos desenhos do autor.
Livro dedicado pelo Cap. Meneses Ferreira "à sagrada memória do Cap.tão Humberto de Athayde, ferido cinco vezes em combate e que, na Grande Guerra em Moçambique, pelo orgulho da sua farda, se suicidou em frente das tropas inglesas."

 
"À doce claridade que se espalha
Nas naves do Mosteiro adormecido,
À luz do lampadário da Batalha
Assim falou o Herói Desconhecido:

«Voltam de novo à terra apetecida,
«As aves de rapina em hora incerta...
Acorda sentinela adormecida!
«Soldado português, alerta! alerta!"

(excerto do poema)
João Meneses Ferreira (1889-1936). "Nasceu em Lisboa em 1889. Foi um militar com um conhecimento efectivo e prático do envolvimento de Portugal na Grande Guerra: não só integrou a primeira força expedicionária enviada para Angola e participou na batalha de Naulila, como acompanhou desde a primeira hora a constituição do Corpo Expedicionário Português e a sua progressiva integração na frente, participando na reorganização das forças portuguesas que se verificou após La Lys. Além disso, aderiu à República, tendo sido ajudante de Brito Camacho, líder do Partido Unionista, e envolveu-se numa conspiração militar contra o regime instituído a 28 de Maio."
Ainda jovem, fundou a Sociedade de Humoristas Portugueses, presidida por Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, filho de Rafael Bordalo Pinheiro. Distinguiu-se, com um estilo modernista, no desenho humorístico, sobretudo a caricatura, e ainda na pintura, ilustração e trabalho gráfico para edição. A temática militar continuou sendo a sua preferida ao longo da sua carreira, tendo ainda sido autor das obras "O Fusilado" (conto, 1923), "Um Conto do Natal" (1924), A Viagem Maravilhosa de Gago Coutinho e Sacadura Cabral (1924), À Luz do Lampadário (1927) e "As Tradições do Colégio Militar" (discurso, 1933).
(in wook.pt e pt.wikipedia.org)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário