23 julho, 2015

BAPTISTA, Henrique - SOCIALISMO. I. Os Percursores [II. Os Apostolos e a sua Doutrina. III. As Escolas Actuaes]. Porto, Companhia Portuguesa Editora, 1913-1914. 3 vols in-8.º (18,5 cm) de 228, [6] p. (I), 239, [9] p. (II) e 230, [4] p. (III) ; E. num único tomo. Bibliotheca de Educação Intellectual, XXIII, XIV, XV
1.ª edição.
Obra em 3 volumes (completa).
Importante estudo centenário sobre o socialismo em plena época de afirmação republicana.
"Não nos propomos fazer uma historia das ideias sociaes.
Para isso faltar-nos-ia a competencia; e, ainda que a tivessemos de sobra, não seria em algumas dezenas de paginas que essa historia poderia ser feita.
O nosso fim é muito mais modesto, mais consentaneo com os nossos modestos recursos. Como divulgação de conhecimentos geraes pretendemos, neste ligeiro estudo, dar uma pequena ideia do estado actual da questão social e das phases por que ella tem passado.
Se esta questão exerceu, no seculo passado, um logar importante nas luctas politicas, não será temerario ajuizar que, no actual, tomará o logar preponderante: e, porisso, não será permittido a ninguem, por medianamente illustrado que seja, ignorar os termos em que a lucta, entre o passado e o presente, se vae travar. [...]
Todo o individuo que pretender definir os termos socialismo, collectivismo, communismo, anarquismo e syndicalismo, tanto em voga, sente-se sériamente embaraçado, porque os escriptores socialistas, em geral, entregam-se mais á critica do existente e a constatar os males de que soffre a sociedade do seu tempo do que a estabelecer o regime completo d'uma sociedade futura, mais perfeita, que substitua a actual."
(Excerto da Explicação preliminar)
Encadernação da época em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Pastas com defeitos marginais. 
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário