14 julho, 2015

BETTENCOURT, José de Sousa - O FENÓMENO DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA. Luanda, Instituto de Investigação Científica de Angola : Departamento de Ciências Humanas : Divisão de Sociologia, 1961. In-4º (25cm) de 95, [5] p. ; [1] mapa ; B.
1.ª edição.
Estudo histórico e socio-cultural acerca da emigração portuguesa. Publicado em Luanda.
"A expansão do homem é um fenómeno inerente à própria natureza humana; certo, porém no caso português ele foi directamente favorecido por um conjunto de causas determinantes e interdependentes.
Alguém escreveu que o português nasceu emigrante. Na realidade, a emigração portuguesa foi a parte dinâmica da expansão, e esta, realmente, pode dizer-se contemporânea da consolidação da própria nacionalidade. [...]
A observação do movimento emigratório português, pela forma como ele se operou, mostra-o como um valor de orientação da sociedade, já que foi recorrente e contínuo, dentro de tempo e do espaço. Resultou, naturalmente, dum sistema de acção, definido funcionalmente pelas relações entre as sociedade, a cultura e a personalidade.
A emigração portuguesa está ainda, segundo a nossa maneira de ver, ligada implicitamente às consequências socio-culturais que resultaram da expansão. Lançando-se através de mares e oceanos, os portugueses foram descobrindo novas regiões, e fixando-se sempre ali onde as circunstâncias o permitiam. [...]
Enfim, o trabalho que apresentamos acerca do «Fenómeno da Emigração Portuguesa», constitui mera tentativa de interpretação deste problema de comportamento do grupo português, ante as vastas consequências de ordem socio-cultural que dele resultaram."
(excerto do prefácio)
Matérias:
Capítulo I - Introdução
a) Problemática. b) Condições Geofísicas do Continente Português. c) O Tipo Racial. d) Evolução da População.
Capítulo II - Prolegómenos da Expansão Portuguesa
a) Factores Prováveis de Mutação Social. b) A Expedição a Ceuta. c) As Ilhas Adjacentes. d) Limites Geográfico dos Descobrimentos.
Capítulo III - A Emigração nos Séculos XV a XVII
a) Expressão Numérica. b) Formas Institucionais de Fixação. c) Contactos Sócio-Culturais.
Capítulo IV - A Emigração na Europa Moderna
a) Panorama Social. b) As Correntes Emigratórias no Século XIX. c) Os Portugueses nos Estados Unidos da América. d) A emigração de 1900 a 1957. e) Características.
Capítulo V - Política de Emigração
a) Possibilidades Demográficas. b) A Emigração e as Comunidades Portuguesas no Estrangeiro. c) A Emigração e o Ultramar Português.
Capítulo VI - A Emigração : Fenómeno Sociológico
a) Interdependência dos Factores Determinantes. b) Sobre o Acerto de um Sistema de Acção. c) Consequências Socio-Culturais.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário