16 julho, 2015

100 DOCUMENTOS PARA A HISTÓRIA DOS ANTECEDENTES DA GUERRA. [Prefácio de von Ribbentrop]. Lisboa, Alma, [1939]. In-4º (23,5cm) de 206, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Publicação com a visão nazi sobre os motivos que conduziram à 2.ª Guerra Mundial.
"Sob a chefia de Adolf Hitler, o Povo Alemão lança o seu olhar para o futuro e não para o passado. A guerra que nos foi imposta e na qual combatemos pelo destino futuro da Alemanha, torna imperiosamente necessário que estejamos conscientes, a todo o momento, da forma como a ela se chegou e onde dever ser procuradas as suas causas reais. [...]
Depois do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reich ter publicado num Livro Branco, imediatamente após o início da guerra, os documentos que elucidam a última fase da crise germano-polaca, apresenta agora uma vasta colecção de documentos, que não se limitam apenas à época que precedeu imediatamente o início da guerra, mas que abrangem também os acontecimentos políticos mais importantes, dos quais se desenvolveu primeiramente o conflito com a Polónia e depois o conflito com a Inglaterra e a França.
Os 100 documentos reproduzidos nos anexos falam uma língua tão clara, que dispensam qualquer comentário. Na sua objectividade  diplomática proporcionam um quadro directo e verídico da evolução política dos últimos anos, um quadro que impressionará e comoverá sempre, mesmo aquêles que viveram de perto essa evolução."
(excerto do prefácio)
"Os documentos que vão seguir-se fornecem um quadro para a história dos antecedentes da guerra actual. Não se limitam apenas às semanas que precederam o estalar da guerra, mas tornam possível também a formação duma opinião imparcial sôbre as causas remotas do conflito.
O Livro Branco do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reich (1939, N.º 2), «Documentos para a História dos Antecedentes da Guerra», contém nada menos que 482 documentos."
(excerto do prólogo)
Ulrich Friedrich Wilhelm Joachim von Ribbentrop (1893-1946). Político alemão, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha Nazi entre 1938 e 1945, e uma das mais influentes figuras do Terceiro Reich. No final da 2.ª Guerra Mundial, após a derrota e rendição da Alemanha, foi julgado no Tribunal de Nuremberga sob a acusação de crimes contra a humanidade. Foi condenado à morte e enforcado a 16 de Outubro de 1946.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas sujas, com defeitos.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário