08 julho, 2015

OLIVEIRA, Carlos d' - UM "MISTÉRIO SOBRENATURAL". Amadora, Edição da "Comunidade Colectiva de Leigos", 1969. In-8º (21cm) de 46, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Surpreendente opúsculo anti-comunista, denota um fervor religioso que roça o esoterismo. O autor reproduz nas suas páginas a «Missão Divina» que por intervenção do Espírito Santo teria de dar conhecimento a Salazar. Após o acidente do Presidente do Conselho, procurou ser recebido pelos médicos que o assistiam, o Dr. Eduardo Coelho e colegas. Sobre a dita "Missão», escreveu, respectivamente, à irmã de Salazar (Marta do Resgate), Marcelo Caetano e Américo Tomás, que aqui são reproduzidas.
"Nos seres humanos, existem diversos descrentes que só acreditam no que existe na Vida Natural, porque as coisas lhe são visíveis. Ignoram a existência das coisas Sobrenaturais, que servem muitas vezes para corrigirem ou solucionarem as deficiências que se produzem na Vida Natural. [...]
Este preâmbulo, vem a propósito do seguinte. Quando após a minha conversão à Fé, verifiquei ter a necessidade de possuir um director espiritual, o falecido Santo Padre Cruz, indicou-me que suplicasse ao Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, para que fosse o meu Director espiritual, ensinando-me uma oração própria para ser atendido. E de facto, na minha súplica fui atendido, pois o Espírito Santo me tem concedido alguns dos seus dons, entre os quais o da Profecia. O meu intelecto é por diversas vezes iluminado pelo Espírito Santo, e recentemente em Julho de 1968, foi-me inspirada uma «Missão Divina», sendo-me recomendado para que efectuasse a sua entrega ao Dr. Oliveira Salazar. Escrevi-lhe uma Mensagem, solicitando-lhe uma audiência para lhe entregar a «Missão Divina». Mas ele ignorou a Mensagem, e foi um dos seus secretários quem em seu nome me respondeu com muita amabilidade, dizendo não ser possível a audiência, em virtude dos seus muitos afazeres como Chefe do Governo. Deus não gostou desta resposta, e permitiu aos seus anjos para que se efectuasse a queda da cadeira e o seu ingresso na Casa de Saúde de Benfica..."
(excerto do preâmbulo)
"Exposição Confidencial - Ex.mo Sr. Dr. António de Oliveira Salazar. Com os meus respeitosos cumprimentos, venho expor a V. Excelência factos inéditos, para os quais na sua leitura e meditação, o vosso esclarecido entendimento melhor os entenderá. [...]
Há já algum tempo que V. Ex.ª efectuou uma declaração muito importante e que bastante agradou a Deus, quando disse: «Através de um Plano de Inteligência o comunismo sairá pelas mesmas portas e janelas por onde entrou, sem ser com bombas, canhões e aviões."
(excerto do Cap. III, Convite Divino)
Matérias:
Preâmbulo. - Cap. I. A Origem do Comunismo Soviético. Cap. II. A Penitência da Mensagem de Fátima. - Cap. III. Convite Divino. - Cap. IV. Um Mistério Sobrenatural. - Cap. V. O Poder de Deus é ignorado. - Cap. VI. A Missão Divina.
Carlos de Oliveira. Utilizou vários pseudónimos, o mais conhecido "Protero", ou "General Protero". Publicou diversos textos apocalípticos: «O continente americano em chamas», «O Perigo Amarelo», «Eu fui comunista...!», «Um general que foi comunista!!!», «Profecias e confissões de um ex-chefe comunista...», entre outros.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Primeira página do capítulo I com rasgão sem perda de papel. Capas apresentam mancha de humidade vertical, junto da lombada.
Invulgar e muito curioso.
A BNP possui apenas um exemplar registado, na Biblioteca João Paulo II (Universidade Católica).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário