03 julho, 2015

MACHADO, José Pedro - NOMES DE NAVIOS PORTUGUESES NOS SÉCULOS XIII, XIV E XV. Sep. do n.º 7 de 1982 de «Língua Portuguesa». Lisboa, Sociedade de Língua Portuguesa, 1982. In-4º (22cm) de 10 p. (103-112 pp) ; B. Série «Estudos e Conferências», 2
Curioso estudo histórico.
Após a proveitosa do interessante estudo [Pesca Artesanal de Reis d'Andrade], reparei que estes nomes de embarcações podem revelar crenças e preocupações dos homens que em todas as horas de trabalho põem em risco as vidas afinal na luta pela sobrevivência.
Creio que ainda não se fez qualquer tentativa de recolha, sistematização e estudo dos nomes nos navios portugueses registados nos textos que até nós conseguiram chegar.
A tentativa que aqui deixo tem limites e um deles é o fim dos século XV."
(excerto da nota introdutória)
José Pedro Machado (1914-2005). "Era licenciado em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa e em Ciências Pedagógicas pela Universidade de Coimbra. Professor, investigador, filólogo, arabista, dicionarista, foi membro de algumas das mais prestigiadas instituições culturais e científicas portuguesas e estrangeiras. Integrou a comissão encarregada da organização do Vocabulário da Academia de Ciências de Lisboa. Recebeu a medalha de mérito cultural do Ministério da Cultura, a medalha de ouro do município de Faro e, em 1996, foi distinguido pela Academia Portuguesa de História pelo seu mérito cultural e científico recebendo o cargo de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública."

(in wook.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário