07 julho, 2015

BASTO, Cláudio - FLORES DE PORTUGAL. Colecção de 100 das mais lindas cantigas do Povo Português. Por... Pôrto, Livraria de Fernando Machado & C.ª, L.da, 1926. In-8º (19cm) de 40 p. ; B.
Capa de Aureliano Barrigas.
1.ª edição.
Curioso trabalho sobre poesia e cantigas populares.
Ninguém poderá assegurar que estas ou aquelas são as mais lindas quadras do nosso povo, porque, para isso, necessário era não apenas conhecê-las tôdas, mas ainda possuir um critério apreciativo que fôsse o de tôda a gente, - se, por outro lado, fôsse possível que tôda a gente possuísse um critério igual.
Assim, das quadras populares que me são conhecidas, escôlho cem de entre as que me parecem mais lindas, quero dizer: mais expressivas e de boa forma conjuntamente, atendendo ainda a que elas se relacionem com as feições mais salientes da vida e da índole do povo português: o amor da Pátria, do Trabalho e da Família; a Religião; a Filosofia; o Riso e a Tristeza; o Amor."(excerto do Preâmbulo)
Sumário:
I - A Pátria. II - O Trabalho. III - A Família. IV - A Religião. V - A Filosofia. VI - O Riso. VII - A Tristeza. VIII - O Amor.
Cláudio Filipe de Oliveira Basto (1886-1945). Foi um professor, escritor, etnógrafo e filólogo português.Formado em 1911, fez o Curso Médico-Cirúrgico na Faculdade de Medicina do Porto em 1912. Dedicou-se à docência no liceu de Viana, onde lecionou até 1927 as disciplinas de Letras e Ciências. […] Paralelamente à educação, exerceu durante alguns anos funções de médico-escolar (1911 a 1926), debruçando-se sobre a linguagem e costumes da medicina popular. Desenvolveu atividade enquanto escritor, etnógrafo e filólogo. Destacou-se no campo da Etnografia Portuguesa, dedicando parte fundamental da sua obra ao estudo da cultura tradicional do Alto Minho.”
(in http://www.matrizpci.dgpc.pt)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário