27 julho, 2015

FREDERICO, Carlos - OS ESCÂNDALOS DOS CINÊMAS. Lisboa, Livraria Depositária : Parceria Antonio Maria Pereira, [1931]. In-8º (18,5cm) de 143, [5] p. ; B.
1.ª edição. 
Carlos Frederico é pseudónimo de João António Manuel da Silva Duarte Zuzarte de Mendonça Filho.
Contundente crítica de costumes à sociedade da época, e à "Mulher Moderna".
Livro dedicado pelo autor, entre outros, "aos que estudam os porquês da conduta feminina; aos que assistem, estupefactos, à derrota da inteligência e da lógica pela subtileza, pelo inverosímil ou pelo imprevisto - êstes subsídios para o mesmo estudo."
"Foi com vivíssimo prazer que saboreei a sua esplendida autópsia moral a que você intitulou: «os escândalos nos cinêmas».
Bôa escalpelização essa em que você, como que munido duma catapulta ideal, vai lapidando inflexívelmente os vícios de certas damas arcoìrizantes duma sociedade estruturalmente hedonista."
(excerto da Carta ao autôr)
"Há duas espécies de senhoras que freqüentam os cinêmas: as que pretendem ver as fitas e as que pretendem fazer fitas. A estas dou o nome de pombas, sem distinção de idades, estado ou categoria. Há também duas espécies de cavalheiros: os que se sentam tranqüilamente no seu «fauteuil», conservando durante o espectáculo um intervalo de dez centimetros, pelo menos, para cada lado, e aqueles que procuram aventuras galantes, sem se preocuparem com o que se passa no «écran». Aos últimos dou o nome de amorosos de cinêma ou passarões, e sub-dividido-os da maneira seguinte: os resignados e os furiosos. Dum modo geral, acontece como vai exemplificar-se. Um passarão entra, procura logar favoravel, desenvolve o plano de combate, vence ou não vence. Num ou noutro caso, porém, não abandona a cadeira que ocupou e, se não foi feliz, espera em novo espectáculo, pacientemente, que a sorte o favoreça. É um resignado. Observe-se, agora, aquele outro, mudando de sitio de meia em meia hora, agitado, nervoso, preocupado, engolfando o olhar na escuridão, obrigando, ás vezes, uma fila inteira de espectadores a deslocar-se, para que possa entrar ou sair. É um furioso e está em noite de azar. Há também noites de sorte. Nessas, o furioso é um homem completamente satisfeito. Os passarões pertencem a todas as categorias sociais, desde o caixeiro de loja de modas ao elegante Chiado que possue automóvel, passando pelo modesto empregado bancário. Podem ter vinte ou cincoenta anos e ser solteiros, casados, viuvos ou divorciados, quando não pertencem ao quinto estado. Simplesmente, se são casados, deixam as esposas em casa ou acompanham-nas á residência de alguma amiga.
Os passarões conhecem-se entre si, advinham-se por intuição, percutam-se nos pensamentos íntimos. Todavia, não se falam. Se são amigos, deixam sempre a amizade à entrada do cinêma. São exclusivamente passarões. [...]
Analisemos, agora, as pombas. Estas madamas podem pertencer a qualquer estado e nunca freqüentam sós os cinêmas. Quando são casadas, é raro irem acompanhadas dos respectivos maridos, substituindo-os pelas filhas, se as teem; se as não teem, pelas amigas ou pela creada. As amigas podem ser de confiança ou iludidas. Ás da primeira espécie pertencem as confidentes. Ás da segunda todas as outras e, neste caso, é necessário usar de prudencia. Quando uma pomba é solteira e pretende iludir a vigilância da mamã que a acompanha, toma o lugar mais favoravel, tendo o cuidado de cruzar ostensivamente a perna nos primeiros vinte minutos. Tambám sucede mãe e filha serem pombas. Então, o mais naturalmente que lhes seja possível, fingem não perceber."
(excerto de Exame-critica)
Índice:
- Carta ao autôr. - Introdução. - Exame-crítica. - Certa senhora muito conhecida. - Para resolver no Torel. - A desgraçada aventura de Rogério Pimenta.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas manchadas. Carimbos na f. anterrosto.
Raro e muito curioso.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário