06 julho, 2015

NOGUEIRA, Eng. Salvador de Sá - SALVAMENTO DE NAVIOS : dois casos de encalhe. Separata do Boletim da Ordem dos Engenheiros : N.º 62 - Fevereiro - 1942. [S.l.], [s.n. - composto e impresso na Gráfica Santelmo, Lisboa], 1942. In-4º (25cm) de 38 p. ; il. ; B.
Conferência efectuada na Ordem dos Engenheiros em 7 de Fevereiro de 1942.
Edição muito ilustrada nas páginas do texto com as plantas, desenhos e fotografias a p.b. dos navios acidentados e dos trabalhos de resgate, croquis e gráficos, e outros desenhos esquemáticos.
Trata-se da descrição dos trabalhos de salvamento dos vapores «Siva» e «Hadiotis», encalhados, respectivamente, na Costa da Caparica, entre a Fonte da Telha e a Lagoa de Albufeira, na sequência do temporal da noite de 1 para 2 de Janeiro de 1941, no caso do primeiro, e no porto de Leixões, por força do ciclone que varreu o país a 15 de Fevereiro do mesmo ano, no caso do segundo.
"É coisa de pasmar sempre ver um navio de certa mole pôsto em sêco pelo mar sôbre fundo de areia, de rocha ou de qualquer outra natureza. A sua estrutura, por efeito do pêso próprio e das reacções do apoio, sofre então grandemente. Feito para estar na água, quando lhe falta a impulsão que esta lhe dá vem o temor de o ver desconjuntar-se e partir-se pela parte mais fraca, e precisamente, no caso de navios dêste tipo, pela região do aparelho motor. Depois, enquanto se não safa, as refregas do mar, que caindo sôbre êle com maior ou menor violência o vai castigando até o destruir, são constante ameaça para a sua integridade.
Que poder imenso o dêste elemento líquido, para o qual uma enorme massa de aço é simples brinquedo em que pega e que atira para uma praia como se se tratasse de uma pena!"
(excerto do texto, Vapor «Siva» : Visita de reconhecimento - Programa dos trabalhos)
Matérias:
Vapor «Siva»
- Visita de reconhecimento - Programa de reconhecimento. - Alguns elementos relativos ao navio e ao local do encalhe. - Descrição dos trabalhos.
Vapor «Hadiotis»
- Preliminares. - Contrato de Salvamento : «No cure no pay». - Elementos relativos ao navio, copiados do Lloyd's Register de 1940-41 e outras indicações. - Descrição dos trabalhos.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas manchadas, com defeitos. Carimbo oleográfico nas páginas 1 e 20.
Invulgar e muito interessante.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário