31 julho, 2015

ANACLETO, A. Neves - A INVENTONA DO 28 DE SETEMBRO (Quem a fez?). [S.l.], Edição do Autor, [1975]. In-4º (23cm) de 177, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Estudo sobre os acontecimentos de 28 de Setembro de 1974.
"Na medida das minhas forças fui carrilando hoje uma, amanhã outra, das notas sobre os acontecimentos políticos e sociais dos nossos dias e que, devidamente disciplinadas e enquadradas em esquemas preconcebidos, formariam um livro que testemunhasse aos vindouros os dias mais tristes, difíceis e perigosos de toda a nossa História.
Nunca se mentiu tanto, nunca se odiou tanto, nunca se traiu tanto, como nos nossos dias."
(excerto da introdução, Uma explicação)
Matérias:
- A motivação do 25 de Abril. - A minha falta de entusiasmo pelo 25 de Abril. - O Programa do M. F. A. - O Programa da Frelimo. - A traição de portugueses. - O cérebro... - Comunicado nr 40/74 do Comando-Chefe das Forças Armadas de Moçambique. - O porquê de um panfleto. - O discurso de Spínola de 10 de Setembro. - A Manifestação da Maioria Silenciosa. - Incidentes com a colagem de cartazes muito suspeitos. - Parece gorada a anunciada manifestação atribuída à extrema-direita. - O que dizem os nossos correspondentes. - As inscrições para a Manifestação eram na sede do Partido Liberal no Porto. - M.D.P.: «Manifestação-burla que ofenderia o nosso povo». - Ainda o caso da Manifestação dita da Maioria Silenciosa!! - A nossa posição. - O que devemos fazer? - O dia 28 de Setembro. - Armas substituem morto. - Álvaro Cunhal na Calçada de Carriche. - Operação do COPCON para prender 150 suspeitos. - Da noite ao dia. - Para cá do 28 de Setembro. - Pouco tempo depois... - Outro ainda pior... O 25 de Abril não foi nacional. - Quem é José Diogo? Que fez José Diogo? - A descolonização. - Que povo é este? - A loucura de muitos. - A destruição do poder judicial. - O poder legislativo. - Parte final. - Adenda. - Processo judicial «transitou» para as Comissões de Moradores.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Com interesse histórico.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário