22 julho, 2015

ECCOS DA REVOLUÇÃO : 5 - Outubro - 1910. Lisboa, Typographia Almeida & Machado, 1910. In-8º (21,5cm) de 16 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada com os retratos de Machado dos Santos e Cândido dos Reis.
Narrativa, a par e passo, da revolução republicana de 5 de Outubro, e os seus antecedentes.
Raro e curioso opúsculo publicado em 1910 sob anonimato. Classificado como "raridade bibliográfica" pela Hemeroteca Digital da CML.
"A 31 de Janeiro, regressava a Lisboa, João Franco, portador do mesmo decreto [punitivo dos conspiradores de 28 Janeiro], assignado pelo rei. No dia seguinte desembarcava D. Carlos na estação do Terreiro do Paço, e tomando uma carruagem descoberta, como que provocando esse bando de ovelhas, como elle designava o nobre povo d'esta nação. [...]
Ao passarem, porem, á esquina do Terreiro do Paço e Rua do Arsenal, dois homens avançaram, puxando um d'uma carabina, e outro d'um revolver, dispararam alguns tiros sobre a carruagem regia, que feriram mortalmente o rei e o principe D. Luiz, e mui ligeiramente o infante D. Manuel."
(excerto de Precedentes da Revolução)
"Rompia a madrugada gloriosa. Lá em cima, nos pontos altos da cidade, a fuzilaria echoava, deixando no espirito de todos a dolorosa incerteza do que se ia passar.
Seis horas da manhã. Um grupo de amigos, resolveu partir para a Outra Banda, e assim levar ali o grito de revolta. [...]
De volta a Lisboa, pediram ao mestre do barco que passasse o mais proximo possivel do Adamastor, que talvez pudessem communicar assim com as praças que estavam a bordo. Transportava-os um vapor da carreira, e não puderam por isso parar junto do cruzador como era seu desejo. Mas alguem da amurada d'aquelle vaso de guerra, fazia signaes para que ali fossem sem demora. Era o tenente Cabeçadas, que facilmente reconheceram entre a marinhagem."
(excerto de A bordo do Adamastor e do S. Raphael)
Matérias:
Precedentes da Revolução
A Revolução
- Em Infanteria 16. - Em Artilheria 1. - A bordo do Adamastor e do S. Raphael. - Momentos decisivos.
A fuga da Família Real
- "Das Necessidades a Gibraltar".
Candido dos Reis [Homenagem]
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis, com manchas. Apresenta pequenas falhas de papel marginais na parte superior das primeiras páginas.
Raro.
Peça de colecção.
A BNP possui apenas um exemplar registado, da Biblioteca João Paulo II (Universidade Católica).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário