TRIGUEIROS, Luís Forjaz - A NOVELÍSTICA CATÓLICA EM PORTUGAL. Separata da Revista Laikos. [S.l.], [s.n.], 1984. In-8.º (21x14,5 cm) de 27, [1] p. ; B.
1.ª edição independente.
Contributo para a história da literatura de ficção católica, e os autores que mais se distinguiram neste género literário, como, entre outros, Francisco Costa, Antero de Figueiredo, Manuel Ribeiro, Nuno de Montemor, Vitorino Nemésio e Moreira das Neves.
Ensaio invulgar e muito curioso, por certo com tiragem reduzida. A BNP não menciona.
Valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"Que a ficção de raiz, intenção ou sentido católicos nas várias expressões que estes qualificativos relativamente de circunstância podem implicar, é muito mais rara porque mais difícil de obter do que a «literatura» católica, propriamente dita, sabe-se, até pela crescente diminuição do número dos que a praticam (com qualidade e autenticidade de escritor e de narrador, condições que sempre privilegiámos), ao mesmo tempo que no decorrer deste século foi crescendo o número, em Portugal e no estrangeiro, dos escritores católicos de ideias. Escritores, ensaístas, conferencistas, filósofos, mas muito mais raramente ficcionistas ou em poucos casos as duas coisas juntas. A aceleração da História as rápidas mutações que nestes oitenta anos decorreram, terão provocado não só as grandes crises de consciência de que as obras de pensamento - católicas ou agnósticas - dão testemunho e sobretudo a traumatização, mais ainda que alteração, dos princípios e, em consequência, dos costumes."
(Excerto do Ensaio)
Luís Forjaz Trigueiros (1915-2000). "Nasce em Lisboa em 1915. Inicia, desde muito novo, a atividade jornalística tendo então colaborado com diversos jornais e revistas literárias. Entre 1946 e 1953 é diretor do Diário Popular para o qual convidou a escrever autores como Vitorino Nemésio, David Mourão-Ferreira e Gilberto Freire. Começa por publicar ficção em 1936. Aborda grande variedade de temas, dando relevo ao estudo da cultura e da literatura brasileira, que conhece muito bem, e à crítica literária. Morre em Lisboa no ano de 2000, com 85 anos."
(Fonte: https://fbracaraaugusta.org/autor/luis-forjaz-trigueiro/)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
15€
Reservado

Sem comentários:
Enviar um comentário