21 setembro, 2025

REDONDO, Belo -
GUIA DA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA : História da "Volta".
Por... Prefácio do Prof. Beirão a Veiga. Com um desenho de Ferreira de Albuquerque e várias fotografias. Regulamento da prova - Itinerários das 16 étapas e respectiva quilometragem - Mapas dos récordes, tabelas das corridas, lista dos campiões. O mais completo guia ilustrado da VI Volta a Portugal, indispensável a todos os desportistas. Lisboa, [s.n.], 1935. In-8.º (18x12,5 cm) de 71, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história da Volta a Portugal em Bicicleta.
Trata-se do primeiro guia especializado sobre o evento, que conta com o prefácio de Caetano Beirão - o ideólogo e dinamizador da "Volta".
Inclui uma espécie de carnet em branco - "As étapas e os resultados da VI Volta" - para preenchimento com notas e apontamentos relevantes sobre a prova, etapa a etapa, e observações sobre as classificações.
"Especificamente sobre a Volta, o primeiro registo é de Júlio Guimarães, chama-se Recordação da IV Volta a Portugal em Bicicleta: Verso e Prosa, de 1933, sendo uma elegia ao evento e aos seus campeões, nomeadamente Nicolau e Trindade; data de 1935 o primeiro esboço da história da Volta, elaborado por Belo Redondo, Guia da Volta a Portugal: História da Volta, no qual são descritas as cinco primeiras edições, bem como os respectivos campeões."
(Fonte: https://www.mundossociais.com/temps/livros/08_03_11_29_voltaffindiceintrodt.pdf)
Ilustrado com uma caricatura de corpo inteiro que antecede o prefácio - "O Prof. Dr. Beirão da Veiga, criador da "Volta a Portugal", visto por Ferreira de Albuquerque", bem como quadros, tabelas e fotografias de dirigentes e atletas no texto.
A Volta a Portugal, também conhecida como Volta a Portugal em Bicicleta, é uma corrida de longa distância, realizada por etapas, em Portugal. A 1.ª edição realizou-se em 1927 e é considerada a maior prova do ciclismo português, seguida pela Volta ao Algarve. É uma das competições por etapas mais antigas do mundo.
A Volta foi organizada por uma parceria entre os jornais Diário de Notícias e Os Sports que se inspiram no Tour de France, inventado pelo jornal L’Auto em 1903. A Volta aparece a seguir ao Giro d'Italia organizado pela La Gazeta dello Sport em Maio de 1909, e antes da Vuelta a España realizada pelo Informaciones em 1935. Tanto a Volta a Portugal como o Tour de France são corridas de bicicletas que se distinguem de todas as outras pela articulação que os primeiros traçados estabelecem com a linha da fronteira territorial dos respectivos países, seguindo os seus contornos durante algumas décadas. A competição iniciou-se a 26 de abril de 1927 e percorreu o país durante 20 dias, num percurso de 2 000 km repartidos por 18 etapas terminando com uma recepção em apoteose pela população em Lisboa. António Augusto Carvalho sagrou-se o primeiro vencedor naquela que viria a ser chamada de Prova Rainha do ciclismo português."
(Fonte: Wikipédia)
"Os que discordam da «Volta a Portugal» em bicicleta, fundados nos supostos prejuízos que causa o esfôrço a que ela obriga, ignoram que se trata de uma manifestação desportiva a que só são chamados os consagrados «ases» do velocipedismo. A «Volta a Portugal» em bicicleta é uma prova para campeões. E se em tôda a manifestação desportiva, além dos bons recursos atléticos, é indispensável a preparação, segue-se que, escolhendo os organizadores os concorrentes entre os ciclistas que com melhores «tempos» fizeram no ano, na «Volta» só tomam parte atletas em boas condições físicas e suficientemente treinados. O que seria excessivo para o comum dos mortais é, portanto, normal para êles."
(Excerto de As cinco Voltas da Volta)
Índice:
Prefácio - Duas palavras do Prof. Dr. Caetano Beirão | A história da prova - Pelo jornalista Belo Redondo: As cinco Voltas da Volta | Notas sobre o Regulamento | Os conquistadores de étapas | As étapas e os resultados da VI Volta.
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado geral de conservação. Infelizmente manchado na capa e "enrugado" por acção da humidade.
Muito raro.
Com interesse histórico.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário