10 setembro, 2025

CASTELLO BRANCO, Camillo - NOTAS Á SEBENTA DO DR. AVELINO CESAR CALLISTO,
Lente de Historia Ecclesiastica Portugueza. Por... Porto, Na Livraria de Ernesto Chardron, 1883. In-8.º (21,5x15 cm) de 15, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Polémica entre Camilo e um professor da Universidade de Coimbra, numa interessante querela que ficaria conhecida para a posteridade como "Questão da Sebenta".
Em 1883, o professor catedrático de História Eclesiástica Portuguesa na Universidade de Coimbra, Dr. Avelino César Calisto, numa das suas aulas, referindo-se ao prefácio do livro de Camilo, O Perfil do Marquês de Pombal (1882), ainda que sem referir o seu nome, classificou-o de “inteligência mercenária”. Avisado, por carta, Camilo pede explicações não tendo obtido resposta do Professor. Sentindo-se ultrajado, Camilo publica o opúsculo Notas á Sebenta dando origem à célebre polémica da "Questão da Sebenta", por vezes também referida como "Sebenta, Bolas e Bulas".
"No dia 23 de março proximo passado, enviei ao snr. doutor cathedratico acima referido a seguinte carta:
«Ill.mo e Ex.mo Snr doutor Avelino Cesar Callisto... [...]
Não respondeu. O silencio do snr Callisto é, a um tempo, resposta e desprezo. Mau expediente.
O professor escorrêra desbocadamente do alto da cathedra sobre os seus alumnos essas imundices da calumnia. Ellas entraram-me em caza com a Sebenta - uma sargêta dos esgotos do corpo docente. A disgestão intellectual dos capêllos em jurisprudencia, lá dentro, só se póde conhecer cá fóra pela Sebenta. A fama d'elles não sopra pelo clarim classico de prata refulgente. Assim que transpõe as barreiras, aquella Fama coimbran, maltrapilha, de tregeitos garotos, faz da Sebenta uma trombeta, e vem corneteando por ahi fóra. As lithographias, fecundadas pelos doutores, gemem uns partos sujos que, depois de grudados vinte e quatro horas nos cerebros, em formação e em formatura dos alumnos, são sacrificados é Venus cloacina"
(Excerto de Notas á Sebenta
Encadernação em tela vermelha com dourados na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Pastas cansadas.. Rubrica de posse e número a tinta na f. rosto.
Muito invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário