MODERNO, Alice - NA VESPERA DA INCURSÃO. Peça em um acto. Ponta Delgada, Typ. editora A. Moderno, 1913. In-8.º (19x12 cm) de 44 p. ; B.
1.ª edição.
Curiosa peça de teatro de índole republicana, assente em factos momentosos na época relacionados com as incursões monárquicas no zona de Chaves.
Obra com dedicatória impressa da autora ao Doutor António Joaquim de Sousa Júnior, "Summidade scientifica consagrada nos centros mundiaes, Açoriano dos que mais alto levantam, no continente da Republica, o nome do Archipelago, 1.º Ministro da Instrucção Publica".
Alice Augusta Pereira de Melo Maulaz Moderno (Paris, 1867 - Ponta Delgada, 1946). "Conhecida por Alice Moderno, foi uma professora, escritora, tradutora, jornalista, publicista e poetisa, que se distinguiu como feminista e activista dos direitos dos animais. Fundou a Sociedade Micaelense Protectora dos Animais, pioneira na protecção destes no arquipélago dos Açores.
Desafiando os costumes conservadores da época, apesar de ter tido a sua formação inicial em casa, falando fluentemente francês e português e sendo ensinada a ler e escrever pela sua mãe, logo no ano em que se fixou em Ponta Delgada publicou o poema "Morreu!" no periódico Açoriano Oriental a 18 de setembro de 1883, seguindo-se em 1886 a publicação do seu primeiro livro de poemas, intitulado "Aspirações", o qual foi saudado publicamente por Camilo Castelo Branco, João de Deus e Teófilo Braga. Um ano depois, Alice Moderno tornou-se na primeira jovem do sexo feminino a frequentar o ensino liceal em Ponta Delgada, durante o ano lectivo de 1887/1888, revelando não estar atrás dos seus colegas do sexo masculino classificando-se como a melhor aluna da sua turma em várias disciplinas. Assumindo-se desde muito cedo como uma mulher emancipada, ficando conhecida como uma das primeiras activistas feministas nos Açores, usava cabelo curto, roupas associadas ao sexo masculino, como calças, e terá sido uma das primeiras mulheres a fumar em público na ilha de São Miguel."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta pequena falha de papel no canto inferior esquerdo.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:
Enviar um comentário