14 agosto, 2025

PEREIRA, Rodrigo de Boaventura Martins -
ALGUMAS PALAVRAS SOBRE A ESPECIE MORBIDA.
Precedidas de algumas considerações sobre a especie em geral. Dissertação apresentada para ser defendida em Julho de 1867. Pelo alumno... Escola Medico-Cirurgica de Lisboa - 2.ª série : Numero 13. Lisboa, Typographia Universal de Thomaz Quintino Antunes, 1867. In-8.º (20x12,5 cm) de 92, [4] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curiosa tese académica, inspirada em Darwin e na sua Origem das Espécies, aborda diversos temas médico-científicos, que, por vezes, parecem não ter ligação entre si.
Ilustrada no texto com tabelas, expressões numéricas e equações.
"O planeta que habitamos, lançado com probabilidade ao mesmo tempo que os demais planetas do nosso systema na sua ellypse, com a mesma ou mui proxima temperatura inicial, e tendo composição analoga, senão identica, resultado da segmentação da nebulosa primitiva, que lhe correspondia, tem percorrido sensivelmente no mesmo tempo a sua orbitra; e digo sensivelmente, porque a existencia do ether, que não é licito deixar de admittir perante os phenomenos do calorico e da luz, deve tel-o atrazado no seu giro. [...]
Todos os planetas, pois, podem n'uma de suas phases resolver nos espaços celestes organisações comparaveis ás da terra, e tanto mais quanto mais estreitas forem as relações entre sua massa, volume, gravida e velocidade de rotação. [...]
Ora só a um certo periodo de uma d'essas phases de evolução correspondem as organisações ou machinas vivas, porque estas exigem para funccionar limites estreitos de temperatura, como muito bem diz Henri de Paville no seu annuario de 1866: «Evidentemente um organismo não pode existir, sem que seja constituido por solidos e liquidos. Os liquidos são geralmente os vehiculos da vida. [...]
Mais adiante, o auctor das linhas que acima trascrevi, depois de analysar tanto quanto é possivel  as circumstancias em que se acham os differentes planetas, dá-lhes como provaveis as seguintes phases:
«Sol - inhabitado.
Mercurio - habitado, seres inferiores analogos das especies futuras terrestres.
Venus - habitada, seres completamente analogos aos da terra. Fauna e Flora correspondentes.
Terra - habitada ha muito, sel-o ha por muito tempo ainda.
Lua - Não é habitada: foi.
Marte - habitado, seres analogos aos da terra, mais pequenos e inferiores.
Saturno, Neptuno e Uranus - organismos rudimentares.
Jupiter - não habitado ainda.»
Com este ligeiro desvio eu só pretendo abalar os animos d'aquelles, em que não sejam arreigada as crenças, de que o universo foi creado para lhes lisonjear os sentidos, a terra para os embalar e deixar crescer, e n'esta tudo preparado para lhes satifazer as necessidades."
(Excerto de I - A terra e os demais planetas)
Índice:
Capitulo I: §§ I - A terra e os demais planetas. §§ II - Unidade de materia. §§ III - Unidade de força. §§ IV - Reino organico. §§ V - Transformação das forças geraes em forças vitaes. Capitulo II: §§ I - A especie dos seres organisados. §§ II. §§ III - Provas tiradas da distribuição geographica. §§ IV - Especie humana. §§ V. Capitulo III: Especie morbida: §§ I. §§ II. | Proposições.
Rodrigo Boaventura Martins Pereira (1842-1897). Médico, professor e publicista, colega e íntimo amigo do Dr. Sousa Martins de quem foi condiscípulo. Cedo cegou, deixando a meio uma carreira que muito prometia. "Filho de José Martins Pereira, nasceu em Aldeia Galega da Merceana, no concelho de Alenquer, em 1843. Foi médico cirurgião pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, onde chegou a ser lente da Secção Cirúrgica. A partir de 1873 desempenhou o cargo de cirurgião ordinário no Banco do Hospital de São José, em Lisboa, e o de facultativo da Associação dos Ourives da Prata de Lisboa."
(Fonte: https://digitarq.arquivos.pt/documentDetails/1cdf360df53849cfbba77241cb2e4be5)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário