04 agosto, 2025

CARVALHO (Vaz da Cunha), Gilberto de -
AQUILINO RIBEIRO. (Pequenas coisas num grande homem). Viseu, [s.n.], 1968. In-8.º (22x16 cm) de [4], 15, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante apontamento biográfico de Aquilino Ribeiro, pejado de episódios menos conhecidos da vida do escritor, vertido em conferência de homenagem à sua memória.
Exemplar valorizado pela extensa dedicatória autógrafa do autor ao "camarada"Augusto Nunes.
"Aquilino residia, em Novembro de 1908, na rua do Carrião, a S. José, num 4.º andar e acedera ao pedido de Luz Almeida para ali receber duas caixas com armamento. Admirou-se de, chegando a casa aí encontrar dois grandes e pesados caixotes, a que não ligou importância.
Aos 23 anos um revolucionário induzido nas labaredas do seu idealismo, que responsabilidade sente em face do perigo!? Não vivia ele jornalista incipiente e tradutor, ao sabor das circunstâncias? Certamente não se contentaria de ser apenas mais um dos frequentadores do «Café Gelo» e do «Suisso». E em plena mocidade e livre, enfim, igual às aves do céu, que não semeiam nem colhem, ei-lo «conquistador» e herói de aventuras perigosas.
Tinha fama de sempre alegre e bem disposto. Ainda há dias «A Capital» publicou bem expressiva página das «Memórias», que documentam isto que dizemos.
Manipulador de bombas!? Sabe-se bem que não e, supomos, jamais, séria e sensatamente, alguém tal lhe atribuiu fora do vesgo ódio da politiquice indígena."
(Excerto da Conferência)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Com interesse aquiliniano.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário