25 agosto, 2025

LIBERATO, Barónio -
EÇA DE QUEIRÓS POVEIRO ILUSTRE.
(Questão da sua naturalidade). Póvoa de Varzim, Tipografia Camões Editora, 1952(?). In-8.º (21x15 cm) de [2], 15, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante subsídio para a questão relacionada com as raízes natalícias de Eça de Queiroz, o grande vulto da literatura portuguesa, desígnio disputado pela vizinha Vila do Conde.
Invulgar e muito curioso. Inclui o argumentário das duas povoações que fundamenta a reclamação da natalidade do insigne escritor.
Opúsculo ilustrado em página inteira com reprodução de 4 fotografias: O ala-arriba da Póvoa-de-Varzim; Monumento a Eça de Queirós na Póvoa-de-Varzim; Casa de Eça de Queirós, na Póvoa-de-Varzim; Placa comemorativa na casa de Eça de Queirós, na Póvoa-de-Varzim.
"Vistos os Autos, em que a milenária Póvoa-de-Varzim - «Praia Ideal de Maravilhas» - por parte de categorizados poveiros, reivindica, para si, a Glória do nascimento do egrégio Eça de Queirós, Notável Figura Nacional e de larga projecção no estrangeiro, - Glória que é contestada pela sua irmã e vizinha Vila-do-Conde - «Formosa Raínha do Ave» - por parte dalguns apaixonados bairristas..."
(Excerto do Estudo)
Exemplar em brochura, fotocopiado, bem conservado.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário