07 agosto, 2025

MORAIS, António Canavarro de -
VISEU E O SEU PROGRAMA DE URBANIZAÇÃO
. Pôrto, Composto e Impresso na Tip. e Enc. Alberto de Oliveira, Limitada, 1937. In-4.º (24,5x16 cm) de 51, [1] p. ; [2] f. il. ; [1] mapa desdob. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história do desenvolvimento da cidade de Viseu, arte dos esforços envidados a partir de meados do século XX, elaborado e publicado em pleno regime do Estado Novo.
Ilustrado extra-texto com duas bonitas estampas, e no final, com um mapa de generosas dimensões (38x28 cm): "Plano de Urbanização da Cidade de Vizeu".
Estudo raro e precioso. Muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor datada de 15-11-37 a um seu amigo e condiscípulo.
"O fenómeno do urbanismo, que se vem acentuando entre nós há um ou dois decénios nos grandes aglomerados, não deixou de ter as suas repercussões na zona beirã, onde a velha cidade de Viseu representa o centro da sua vida política, social, económica e comercial. [...]
Êste trabalho ligeiro pretende ser apenas uma contribuïção modesta para o estudo do programa de urbanização da cidade e que há mais tempo deveria ter sido considerado."
(Excerto de Palavras prévias)
"Não é fácil de uma assentada preparar um programa de urbanização dentro dos recursos bem limitados de que dispõem, em geral, os organismos camarários. No caso que nos interessa, o programa tem uma certa magnitude em face dos dispositivos do núcleo principal e dos núcleos secundários que o rodeiam, e que são constituídos pela série de pequenas povoações dispostas a reduzidas distâncias da cidade, e envolvendo-a."
(Excerto de Necessidade de um plano de urbanização)
"Para definir as características em que se deveria orientar o estudo em questão, parece-nos conveniente resumir, em breves palavras, a fisionomia citadina e os motivos fundamentais que nela imperaram. Duas razões devem tomar-se em conta:
Uma proveniente das possibilidades agrícolas da região ao longo do Rio Pavia, e a outra resultante da sua posição geográfica no centro de uma extensa zona, onde teriam de cruzar-se as vias de acesso ao interior e de comunicação com o litoral."
(Excerto de Aspectos do programa de urbanização)
Índice:
Palavras prévias | I - Razões, descrição e análise do programa de urbanização: - Necessidade de um plano de urbanização; - Aspectos do programa de urbanização; - O bairro de Marzovelos; - Linhas de circunvalação; - A parte antiga da cidade e o seu arranjo; - Seqüência do programa de urbanização. II - Notas complementares sôbre alguns aspectos do problema de urbanização: - Abastecimento de águas; - Serviços de esgotos; - Instalações sanitárias; - Serviços de Limpeza; - A Edificação; - Edifícios Públicos; - Mercados; - Matadouro Municipal; - Cemitérios; - Bairros económicos; - Aquartelamentos militares; - Campo de jogos; - Largos, Praças, Jardins, e Parques; - Pavimentos e passeios; - O Problema da iluminação;- Aspecto Turístico; - Possibilidades dum programa de urbanização.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Chancela de posse na f. rosto.
Raro.
Com interesse histórico.
35€
 

Sem comentários:

Enviar um comentário