AO PAPA JOÃO XXI MÉDICO & NATURAL DE LISBOA - Homenagem da Associação dos Médicos Católicos Portugueses. Lisboa, [sn.], 1947. In-4.º (23,5x16 cm) de 40 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Apontamento biográfico de Pedro Hispano (1215-1277), o único Papa português, para a posteridade conhecido como João XXI.
Ilustrado com um retrato do Papa português no texto.
"Estrangeiro, pobre e de modesta origem, apenas o seu grande vaor e a sua muita ciência podiam recomendar Pedro Julião o que de resto não impediu que ele tivesse andado sempre bem ao corrente de tudo quanto se passava e portanto de todo o mecanismo político da Europa. [...]
Falecido o Papa Gregório X seguiram-se-lhe os dois brevíssimos pontificados de Inocêncio V e Adriano V e nesse mesmo ano que já conhecera três Papas, o Colédio Cardinalício receava eleger Orsini por ele ter sido o grande animador da resistência contra Anjou e temer as represálias deste príncipe, sobretudo depois de aliado com a família dos Colonna rival de sempre da dos Orsini.
Era preciso portanto eleger um Papa dotado de excepcionais qualidades, à altura do momento grave que a Santa Sé então atravessava, e capaz de enfrentar as dificuldades sem conto que se amontoavam e entenebreciam o horizonte político.
Na escolha desse homem excepcionalmente dotado todos os eleitores presentes foram concordes que as altas qualidades requeridas se encontravam personificadas no Cardeal português Pedro Julião, que em 20 de Setembro de 1276 foi coroado na catedral de Viterbo com o nome de João XXI."
(Excerto de O perfil psicológico do Papa João XXI, por Alvaro de Caires)
Sumário:
«As nossas razões: o Papa João XXI e a sua obra científica, por A. Maeyrelles de Souto | O perfil psicológico do Papa João XXI, por Alvaro de Caires | Pedro Hispano, por Luís de Pina.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Mancha transversal no interior, no pé (café?).
Muito invulgar.
10€


Sem comentários:
Enviar um comentário