1.ª edição.
Edição original desta obra do grande prosador de São Miguel de Seide composta por dois dramas, um deles, o principal - O Condemnado -, relacionado e dedicado ao seu amigo José Vieira de Castro, que num acesso de ciúmes, assassinou sua mulher pelas suas mãos.
"Segundo Henrique Marques “… O Condemnado é dedicado a José Cardoso Vieira de Castro, e foi escripto sob a impressão da dolorosissima tragédia que atirou com este eloquentissimo parlamentar e escriptor elegante como degredado para uma das nossas possessões africanas, onde terminou seus dias …” (in Descrição Bibliográfica Camiliana, por Miguel Carvalho, 2003).
"Se ainda tens lagrimas, se ainda as tens no coração, meu infeliz amigo, permitta Deus que possas verter alguma na pagina onde encontrares uma palavra, um grito de lacerante angustia, como tantos de has de ter abafado.
N'este livro, não pude bem assignalar um leve traço do teu enorme infortunio. Não pude, porque a tua desgraça não tem nome.
Figura-se-me que tu, Vieira de Castro, na tua cerrada noite de seis mezes, ainda não pudeste vêr ao sol de Deus os sulcos por onde desceu de teus olhos o sangue, a seiva toda de tua mocidade. [...]
Deus que te veja chorar, e te envie o doce trago da morte, que receberás sorrindo como todo o homem que expira vergado ao pêso de sua cruz, mas não á ignominia d'ella.
Falta-te morrer, Vieira de Castro, para que em tua sepultura se respeitem as cinzas d'um grande coração extremado na honra e na desgraça."
(Excerto da Dedicatória - A José Cardoso Vieira de Castro)
Encadernação coeva meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação.
Raro.
50€


Sem comentários:
Enviar um comentário