28 agosto, 2025

LEITÃO, Arthur -
UM CASO DE LOUCURA EPILEPTICA.
[Por]... Medico pela Universidade. Lisboa, Proprietario e editor Arthur Leitão, 1907. In-8.º (21,5x15 cm) de 30, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Obra caluniadora, algo insólita. Trata-se de um ataque pessoal, rasteiro, do autor a João Franco, Presidente do Conselho na época, que reputa de desequilibrado, "culpa" da genética familiar.
Opúsculo raro, a BNP não menciona.
"Houve quem extranhasse que este «Relatorio» fosse pela primeira vez publicado num jornal politico - O Mundo.
Esse facto em nada altera, porém o rigoroso caracter scientifico do documento, e muito menos empalidece o valor das suas conclusões, até hoje incontestadas. [...]
Tinha o direito e o dever de o fazer.
Além de que que não é vedado a qualquer periodico, seja qual fôr o seu caracter ou indole politica tractar assumptos scientificos, e particularmente quando, como no caso presente, se ligam com o interesse publico geral. [...]
A publicação d'este «Relatorio», obedeceu, por conseguinte, sómente a um criterio ponderado de profilaxia social, que não admite hesitações, nem reservas, e está largamente justificada n'estas palavras bem singelas."
(Excerto de Duas palavras prévias)
"O Pae é um degenerado inferior com tendencias criminosas. É avarento. Desce resolutamente á prática do crime para obter dinheiro.
Na sua terra natal, e na sua provincia, é reputado como um bandido, e temido como um salteador.
As suas ladroeiras são conhecidas, e a maior parte dos seus crimes têem sido practicados como o auxilio e protecção do filho, garantindo-lhe pela sua elevada situação politica a impunidade. [...]
A Mãe era uma histerica e desequilibrada, acabando louca, em Lisboa, onde foi cuidada por varios medicos.
Os irmãos da mãe, tios do observado, foram trez, - todos anormaes.
Um d'elles, tipo fanfarrão, foi acusado de pretender envenenar a esposa, afim de se consorciar com outra mulher, com quem publicamente mantinha relações."
(Excerto de Antecedentes hereditarios)
"Antes do seu curso universitario, sabemos apenas que foi sempre um irritado, brusco e medroso, bisonho e beato.
Em Coimbra, onde concluiu o seu curso na faculdade de Direito, só foi conhecido pelas suas rusgas aos gatos, que denotavam manifestas tendencias criminosas, e em refregas nocturnas com os mais infesos habitantes da cidade, sempre cuidadosamente protegido pela valentia dos companheiros."
(Excerto de Antecedentes pessoaes)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis, com defeitos.
Muito invulgar.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário